Logo ISECENSA/Página Inicial
A Clínica

A Clínica

O Centro de Atendimento Psicopedagógico do ISECENSA tem como finalidade primeira atender crianças e adolescentes em seu processo de aprendizagem humana, isto é, potencializar o desenvolvimento da pessoa em sua normalidade (caráter preventivo), e/ou clínico, quando isto se faz necessário, para atendimento das necessidades individuais de aprendizagem, fracasso escolar e transtornos afins.

Para isso conta com profissionais devidamente credenciados e trabalho interdisciplinar integrado com outros profissionais ligados a pedagogia, fonoaudiologia, neurologia, psicologia, fisioterapia e pediatria. A dimensão interdisciplinar permeia todo o trabalho permitindo uma visão holística do cliente, um diagnóstico bem fundamentado e um encaminhamento mais seguro.

Tem como foco a criança/adolescente levando-se em conta seu contexto escolar, familiar e social, caracterizando-se mais uma vez multidisciplinar, para otimização das capacidades e competências necessárias à aprendizagem da leitura, escrita e matemática.

Excetuando-se alguns casos, é na vida escolar que os sintomas se manifestam e se tornam mais evidentes, com o olhar atento das professoras. São elas os parceiros imediatos a solicitar o olhar clínico da psicopedagogia para a compreensão das dificuldades e/ou distúrbio cognitivos, sócio-emocionais e comportamentais. A atuação da psicopedagoga na escola auxilia as professoras e pais a encontrar estratégias e soluções para que as crianças progridam com segurança, avançando cognitivamente segundo seu próprio ritmo. A intervenção de natureza interdisciplinar ativa e significativa é sempre na ordem do conhecimento relacionado com o processo de aprendizagem. Utiliza recursos variados para a compreensão do ato de aprender no sentido ontogenético e filogenético, valendo-se de métodos e técnicas próprias.

Facilita o trabalho escolar, atuando junto aos alunos no seu processo de aprender a ser e saber, potenciando a capacidade de pensar, criar, organizar e o compartilhamento, oferecendo base para uma alfabetização segura, sem tropeços que advém da falta dos requisitos necessários a tal aprendizagem. A psicopedagogia atua diretamente nos fatores que afetam o ato de aprender tornando-se, poderoso aliado dos pais e professores no tratamento dos mais variados distúrbios de aprendizagem e no desenvolvimento do cliente capaz de aprender, de ser e de se comunicar como pessoa feliz e integrada em seu entorno.