Logo ISECENSA/Página Inicial
A profissão

A profissão

“Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

A primeira profissão que vem à mente quando se pensa em um Curso de Direito é a do advogado. Uma vez formado Bacharel em Direito e depois de aprovado no Exame de Ordem da OAB, o aluno torna-se advogado e presta o juramento solene acima transcrito. Surge assim mais um defensor da Constituição e do Estado Democrático de Direito. Mais um defensor da Justiça.
Em uma sociedade profundamente marcada pela litigiosidade, com altos índices de judicialização da vida, o advogado se apresenta como personagem fundamental para se alcançar a tão almejada pacificação social. 
As possibilidades de atuação do advogado são amplíssimas, podendo desenvolver o seu trabalho em diversas áreas de conhecimento, seja atuando no contencioso, seja como assessor jurídico ou consultor. Longe de ser uma lista exauriente, essas são as principais áreas de atuação:

- advogado civilista
- advogado criminalista
- advogado trabalhista
- advogado empresarial
- advogado tributarista
- advogado previdenciário
- advogado eleitoralista
- advogado administrativista
- advogado ambientalista
- advogado do setor marítimo e portuário
- advogado em comércio exterior
- advogado defensor dos direitos humanos
- advogado em novas tecnologias

Há ainda muitas outras áreas da advocacia na esfera privada, mas também o bacharel pode buscar outras carreiras no setor público. As mais comuns são:

- Juiz de direito
- Juiz trabalhista
- Juiz federal
- Defensor público
- Promotor de justiça
- Delegado civil
- Delegado federal
- Procuradores federal, estadual e municipal
- Advocacia Geral da União
- Oficial de justiça
- Outros

O bacharel ainda pode perseguir uma carreira acadêmica, ingressando em cursos de mestrado e doutorado, tornando-se professor ou pesquisador.
Por tudo isso, os cursos de Direito estão entre os mais procurados do país e, ainda assim, o mercado jurídico permanece como o de maiores oportunidades no Brasil, tanto na iniciativa pública quanto na privada. A carreira é uma fonte inesgotável de possibilidades, com inúmeras alternativas para a realização dos projetos de vida mais variados.