Logo ISECENSA/Página Inicial
Arquitetura e Urbanismo na Contemporaneidade

Arquitetura e Urbanismo na Contemporaneidade

A partir do dia 1º de agosto de 2017 os cursos de Pós-Graduação do ISECENSA passarão a ser constituídos de 4 módulos. Os 3 primeiros módulos com duração de 5 meses e o último módulo com duração de 3 meses, sendo o total de 18 meses. 

 
Duração: 18 meses 
 
Dias e horários das aulas (quinzenalmente):
sexta-feira, das 18h às 21h40 e sábado das 8h às 16h40   
 
Carga Horária: 396 horas
 
Coordenação: 
• Prof. Aristides Inácio Ferreira Marques
Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1974), diploma em Planning Studies - Architectural Association - Londres (1976), mestrado em Regional Planning - Universidade de Londres (1981), e doutorado em Regional Planning - Universidade de Londres (1989). No âmbito da prática profissional tem experiência em gestão de instituições publicas governamental federal e estadual, instituições de ensino superior, consultoria educacional e palestras sobre arquitetura, cidades e cultura contemporânea; desenvolvimento de projetos de arquitetura, construção e reforma de edifícios; e no âmbito do ensino de graduação e pós- graduação, ministra aulas de metodologia de projeto e estudos culturais. Atualmente é avaliador de cursos de arquitetura e urbanismo do INEP/Ministério de Educação e Cultura e coordenador de curso de Arquitetura e Urbanismo dos INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA (ISECENSA) – Campos dos Goytacazes - RJ.
 
•   Prof. Mário Márcio Santos Queiroz
Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Faculdades Integradas Silva e Souza (1982). Especialização latu-sensu; em Sociologia Urbana, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1996). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2011) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense - (UFF) 2016, com período Sanduíche na Universidade de Lisboa - UL - Portugal (2014). Investigador do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design - CIAUD, da Universidade de Lisboa - UL - Portugal (2014). Consultor “ad-hoc” da FAO/ONU nos anos de 1990 a 1996. Experiência em assentamentos urbanísticos de cunho informal e análise da habitação de interesse social, com inserção de estudos em comunidades favelizadas, sobretudo na cidade do Rio de Janeiro. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo e Coordenador Técnico do Núcleo de Estudos da Habitação – NUHAB, dos INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA (ISECENSA) - Campos dos Goytacazes – RJ;.
 
Público alvo:
Profissionais no campo da Arquitetura e Urbanismo e demais áreas do campo das Ciências Sociais Aplicadas.
 
Proposta do curso:
Formar e capacitar profissionais com senso crítico relacionado às praticas projetuais da atualidade, adotadas em relação à produção contemporânea. A análise conceitual da arquitetura e urbanismo na contemporaneidade requer estudos mais detalhados na identificação de conteúdos teóricos, adotados sobre o território das cidades e na concepção arquitetônica de obras privadas e públicas.
 
Objetivos: 
Potencializar estudos para a observação sobre as alterações promovidas na produção arquitetônica e urbanística na contemporaneidade, através do aprendizado sobre formas distintas de organização no território nas cidades e na apropriação de conceitos teóricos e práticos para a compreensão de novas induções projetuais em ocorrência na atualidade.
 
Estrutura Curricular:
Habilitação Social e Contemporânea I
Arquitetura na Contemporaneidade I
Planejamento Urbano Contemporâneo I
Metodologia da Pesquisa
Imaginação e Geopoética Urbana
Visões Inovadoras em Arquitetura e Urbanismo
Inovações no Processo Projetual
Estruturas Habitacionais
Arquitetura – Brasil e Portugal
Habitação Social Contemporânea II
Planejamento Urbano Contemporâneo II
Arquitetura na Contemporaneidade II
Arte e Arquitetura na Contemporaneidade
Morfologia Espacial Contemporânea
Habitação Social Contemporânea III
Planejamento Urbano Contemporâneo III
Fenomenologia e Meio Ambiente
Paisagismo na Contemporaneidade
Didática do Ensino Superior
 
INSCRIÇÕES
Local: Secretaria do ISECENSA 
Horário: de 2ª a 6ª feira, das 14h -22 h
Sábado: das 8h - 12 h
www.isecensa.edu.br