Logo ISECENSA/Página Inicial
Avaliação e intervenção em Dis (lexia, calculia, grafia, ortografia)

Avaliação e intervenção em Dis (lexia, calculia, grafia, ortografia)

A partir do dia 1º de agosto de 2017 os cursos de Pós-Graduação do ISECENSA passarão a ser constituídos de 4 módulos. Os 3 primeiros módulos com duração de 5 meses e o último módulo com duração de 3 meses, sendo o total de 18 meses. 


Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos do Desenvolvimento

Duração: 18 meses
Dias e horários de aulas:
Sexta-feira, das 18h às 22h30min
Sábado, de 8h às 12h e das 13h às 17h
Obs: As aulas acontecerão quinzenalmente.

Carga Horária: 400h/a

Investimento: 18 parcelas de R$ 420,00 (3 módulos de 6 meses)

Coordenação: Dra Ir. Luzia Alves de Carvalho e Dr. Rafael Pereira

Dra Luzia Alves de Carvalho
-  Doutora em Sociologia - Universidad Pontificia de Salamanca - Revalidado pela UFPE
-  Mestre em Educação – PUC - Rio
-  Especialista em Psicopedagogia na Educação - UNESA
-  Especialista em Metodologia do Ensino Superior - PUC / Minas
-  Graduação em Licenciatura em Pedagogia - Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras.

Dr Rafael Pereira
-  Pós Doutorando na USP em Ciências da Reabilitação
-  Doutor em Novos Contextos de Intervenção Psicológica em Educação, Saúde e Qualidade de Vida pela Universidade de Extremadura (2009)
-  Mestre em Didática das Línguas na vertente de Língua Não Materna, pela Universidade de Aveiro, com o tema A Escrita e o Erro em Crianças Cabo-Verdianas do 1º Ciclo do Ensino Básico Portugal/Cabo Verde.
-  Especialista em Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem e Professor.
-  Bacharel em 1º Ciclo do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Santarém.
-  Licenciado pela Escola Superior de Educação Almeida Garrett em 2º Ciclo do Ensino Básico na variante de Português-História e Ciências Sociais. 
-  Autor de obras didáticas e multissensoriais, como o  Programa de Neurociência - Intervenção em Leitura e Escrita, Fichas de Reeducação em Leitura e Escrita da Texto Editora, da Bateria de Avaliação de Competências iniciais em Leitura e Escrita - BACLE, da Bateria de Aferição de Competências Matemáticas - BACMAT, do LER- Leitura, Escrita e Reeducação (editado no Brasil e em Portugal), do Manual de Intervenção em Dificuldades Matemáticas, do Manual de Intervenção em Competências Iniciais em Leitura e Escrita, do Programa de Estimulação na Atenção e dos mais recentes projetos Lupita no Planeta da leitura e Pirolito na Floresta Matemática. 
-  Diretor Geral da Disclínica onde também coordena uma equipa multidisciplinar de Avaliação em Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem. 
-  Além das várias participações em Congressos, faz formação a nível nacional e internacional a professores, psicopedagogos, psicólogos, técnicos de reabilitação e terapeutas da fala/fonoaudiólogos, em instituições como a Associação Brasileira de Psicopedagogia, que trabalham com crianças com patologias relacionadas com a aprendizagem. 

Público Alvo:
Professores da Educação Infantil, Professores do Ensino Fundamental I e II, Psicopedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Especialistas em Aprendizagem e demais profissionais da Educação e da Saúde.

Proposta do Curso:
O Curso encontra-se elaborado numa relação permanente e essencial com a Neurociência tanto no âmbito do Diagnóstico como na Intervenção. Todos os profissionais de Educação e Saúde sentiram em algum momento dos seus percursos necessidade de avaliar ou intervir com alunos detentores de problemáticas relacionadas com a aprendizagem. Por considerarmos existir uma lacuna neste sentido, o presente curso vem contribuir para que a avaliação nas áreas da aprendizagem seja feita pelos profissionais competentes nesta matéria e de forma coerente à luz da neurociência.

Objetivos:
Complementar o processo de formação dos profissionais da área da Educação e Saúde que trabalham com Transtornos de Aprendizagem e Globais do Desenvolvimento.
Pretende-se dotar os participantes do curso com capacidade para:
- Avaliar pré-requisitos para a leitura e escrita;
- Avaliar alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura, escrita, matemática e transtornos do desenvolvimento;
- Identificar os critérios específicos para o diagnóstico dos Transtornos de Aprendizagem e do Desenvolvimento, os sinais de alerta e as suas principais manifestações;
- Utilizarem os instrumentos de avaliação e os métodos e estratégias de intervenção a utilizar;
- Identificar os critérios específicos para o diagnóstico dos transtornos globais de desenvolvimento.

Área de Atuação:
O profissional com esta pós Graduação estará apto a atuar em Instituições Escolares e Clínicas Especializadas;

Estrutura Curricular:
Neuroanatomia da Aprendizagem - 10ha
Neuropsicopedagogia da Dislexia - 15ha
Desenvolvimento da criança, avaliação e intervenção precoce em Transtornos do Desenvolvimento - 5ha
Desenvolvimento Psicológico e Social da Criança - 10ha
Neuroaprendizagem e Neuroplasticidade - 15ha
Intervenção e mediação familiar - 5ha
Avaliação e Intervenção em Psicomotricidade e Dificuldades de Aprendizagem - 15ha
Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem - 15ha
Avaliação e Intervenção em Consciência Fonológica, leitura e escrita - 15ha
Aquisição, Integração e Desenvolvimento da Leitura e Escrita em alunos com dificuldades de aprendizagem - 15ha
Avaliação e Intervenção em Processamento Auditivo Central - 15ha
Avaliação Oftalmológica e Processamento Visual - 5ha
Percepção, Atenção, Memória e Funções Executivas - 15ha
Métodos, Metodologias e Estratégias para o ensino da Leitura e da Escrita em alunos com Transtornos de Aprendizagem - 15ha
Legislação e inclusão de alunos com DA - 5ha
Enquadramento das DIS - Dislexia, Disortografia, Disgrafia e Discalculia - 10ha
Estudo de Casos em Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem e elaboração de relatórios - 15ha
Enquadramento Psicopedagógico da Discalculia e da Dislexia - 10ha
Avaliação e Intervenção em Dislexia - 15ha
Avaliação e Intervenção em Disgrafia - 5ha
Enquadramento e Avaliação em Déficit de Atenção e Hiperatividade - 15ha
Intervenção em Déficit de Atenção e Hiperatividade - 10ha
Avaliação e Intervenção em Disortografia - 10ha
Avaliação e Intervenção em Discalculia - 15ha
Definição e Enquadramento dos Transtornos Globais de Desenvolvimento - 5ha
Avaliação e Intervenção em Autismo - 15ha
Transtornos da Cognição – Avaliação e Intervenção - 10ha
Estágio I – Escolas - 20ha
Estágio II - Clínicas - 20ha
TCC - 10ha
MONOGRAFIA - 40ha

Corpo Docente:
O quadro de professores será composto por Doutores, Mestres e Especialistas de nossa cidade além de professores convidados das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Lisboa/Portugal. 

Processo Seletivo e Inscrições: 
Secretaria de Pós-Graduação e Extensão do  ISECENSA
Rua Salvador Correa, 139 – Centro 
Campos dos Goytacazes – RJ
www.isecensa.edu.br 
Horário de atendimento:
2ª a 6ª feira, das 14h - 22 h 
Sábado: das 8h - 12 h

Documentos para matrícula:
1 foto 3x4
Cópia da Identidade, 
Cópia do CPF, 
Cópia da Certidão Nascimento ou Casamento, 
Cópia do Título Eleitoral, 
Cópia do Comprovante de Residência, 
Cópia do Diploma Ensino Superior, 
Cópia do Histórico Ensino Superior, 
Cópia do Comprovante de Reservista,
Currículo Lattes atualizado.