Logo ISECENSA/Página Inicial
Ciências sem Fronteiras

Ciências sem Fronteiras

RESULTADO DO EDITAL N. 01 - Processo Seletivo Interno do ISECENSA (Clique aqui)

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO INTERNO DO ISECENSA (Clique aqui)

O Programa Ciência sem Fronteiras no ISECENSA está vinculado ao Centro de Pesquisa e Pós-graduação (CPPG) e atende presencialmente aos candidatos às bolsas bem como através de e-mail e telefones, podendo responder mais adequadamente a dúvidas relacionadas a:

  • Inscrição no processo seletivo interno do CsF no ISECENSA
  • Datas e Prazos para validação de comprovantes de competência acadêmica (por exemplo, comprovante de iniciação científica, tecnológica, etc)

A Coordenação do CsF é feita pela Dra. Carolina Magalhães dos Santos.

O Programa

Ciência sem Fronteiras (CsF) é um programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Inicialmente, a meta era conceder 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Atualmente, o Programa foi expandido e o Governo Federal anunciou que a segunda fase do CsF terá mais 100 mil bolsas a partir de 2015.

O Programa possui parcerias com instituições de ensino de excelência de mais de 30 países e as áreas prioritárias são: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva e formação de tecnólogos.

O estudante interessado em participar do CsF além de ter bom desempenho acadêmico, que é um estímulo para a melhoria de seu coeficiente de rendimento (CR) ao longo do curso, deverá preencher também os seguintes requisitos: ser brasileiro ou naturalizado; estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior no Brasil em cursos relacionados às áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras; ter sido classificado com nota do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - com no mínimo 600 pontos considerando os testes aplicados a partir de 2009; ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o curso de graduação. Para maiores informações acesse http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/instrucoes

ISECENSA no CsF

O ISECENSA como instituição comprometida com o ensino de qualidade inova mais uma vez ao aderir ao Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) dando oportunidade aos seus alunos de uma formação profissional diferenciada. Diante do exigente e competitivo mercado de trabalho atual, este tipo de iniciativa é bastante vantajosa para nosso aluno, pois além de adquirir habilidades e competências distintas, em sua área de atuação, terá a oportunidade de adquirir fluência em idiomas estrangeiros, ter contato com estudantes e pesquisadores de outros países, além de vivenciar outras culturas, fatores que impactam de forma positiva em seu currículo.

A participação do ISECENSA no programa tem início em Junho de 2014, apenas na modalidade Graduação Sanduíche no Exterior, através da Coordenação do Programa CsF, que é responsável pela homologação de inscrições e acompanhamento dos alunos durante o período dos intercâmbios no Exterior.

Inscrições

As Chamadas abertas e seus Editais devem ser consultados diretamente no site do Programa CsF para o aluno selecionar o país de interesse http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/instrucoes

Importante: O início das atividades no exterior se dará a partir de julho de 2015 e não julho de 2014.

A inscrição no programa Ciência sem Fronteiras deverá ser feita em duas etapas:

O candidato deverá se inscrever no processo seletivo interno do CsF no ISECENSA por meio dos seguintes passos, dentro dos prazos estabelecidos em cada Edital:

  • Preencher Formulário de Inscrições em: Abertos – Ciência sem Fronteiras;
  • Preencher Formulário de Inscrição Manual, na secretaria de Pós-graduação do ISECENSA, das 14:00h às 22:00h, validando a inscrição;
  • Entregar na secretaria de Pós-graduação do ISECENSA, das 14:00h às 22:00h, a seguinte documentação:
    1. Histórico escolar atual, emitido pela secretaria do ISECENSA;
    2. Declaração de matrícula ativa;
    3. Comprovante de nota do ENEM;
    4. Comprovante de proficiência lingüística. Caso ainda não tenha o resultado da prova, entregar o comprovante de inscrição da mesma.
    5. Carta de Recomendação do Coordenador do Curso de Graduação (Anexo I do Edital ISECENSA);
    6. Carta de Recomendação de um professor do curso de Graduação (Anexo I do Edital ISECENSA);
    7. Currículo Lattes atualizado e com documentação comprobatória.

IMPORTANTE: O não envio da documentação ou envio da documentação errada poderá acarretar o indeferimento da candidatura.

Dados do Coordenador para Preenchimento de Formulários

Coordenador: Dra. Carolina Magalhães dos Santos Emailcarolmsantos@yahoo.com.br  Telefone: +55 (22) 27262723 Endereço: Centro de Pesquisa e Pós-Graduação, Rua Salvador Correa, 139 - Centro. CEP 28035-310, Campos dos Goytacazes . RJ . Brasil

Atendimento

O atendimento presencial será realizado exclusivamente às segundas, das 21:30 às 23:00h; quintas, das 19:40 às 23:00h e sextas de 18h às 20:30h no ISECENSA, setor laranja, 2º. Andar, sala 127.

Qualquer dúvida a respeito do Ciência sem Fronteiras pode ser sanada através do site oficial do programa do governo - www.cienciasemfronteiras.gov.br .

As dúvidas referentes ao Ciência sem Fronteiras deverão ser consultadas através do site oficial do programa do governo - http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf

Coordenação CsF - CAPES/CNPq

E-mail: faleconosco@cienciasemfronteiras.gov.br

Telefones: 0800 616161 / 0800 619697

O atendimento a proponentes com dificuldades no preenchimento do Formulário de Propostas online será feito pelo endereço: suporte@cnpq.br