Logo ISECENSA/Página Inicial
A profissão

A profissão

A Resolução do CONFEF nº 46/2002 define e classifica a Regência/Docência em Educação Física como campo de atuação do Profissional de Educação Física. Atualmente, todos os cursos de licenciatura estão submetidos à Resolução CNE/CP nº 2/2015 que, entre outros pontos, revogou as resoluções CNE/CES nº 1/2002 e CNE/CP nº 2/2002.
O perfil do Profissional de Educação Física caracteriza-se pelo conhecimento da atividade física nas suas diversas manifestações e objetivo e por possuir competências e habilidades para identificar, planejar, programar, coordenar, supervisionar, assessorar, organizar, lecionar, desenvolver, dirigir, dinamizar, executar e avaliar serviços, programas, planos e projetos na área. Este profissional também realiza auditoria, consultoria, treinamento especializado, participa de equipes multidisciplinares e interdisciplinares, além de produzir informes técnicos, científicos e pedagógicos na área (LEI FEDERAL nº 9.696/98). Ainda “(...) deve possuir pleno domínio do conhecimento científico, técnico e pedagógico da Educação Física e estar comprometido com a produção, difusão e socialização desse conhecimento a partir de uma atitude crítico-reflexiva.” (RESOLUÇÃO CNE/CES nº 7/2004).
Dessa forma, o egresso do Curso Licenciatura em Educação Física do ISECENSA deve apresentar sólidas bases para pensar, dialogar cientificamente e criar novas formas de atuação profissional em escolas. Deverá apresentar domínio do conhecimento da área da Educação Física, reconhecendo-a como área interdisciplinar, constituída a partir de fundamentos científicos das ciências biológicas, da saúde, exatas e humanas. Fundamentos esses que permitiram ao longo da história, as sistematizações do exercício físico, contemplando os temas culturais, tais como: o jogo, a ginástica, a luta, a dança e o esporte.