Logo ISECENSA/Página Inicial
Coordenação

Coordenação

O curso de Enfermagem do ISECENSA tem como princípios norteadores a formação de profissionais críticos e reflexivos, capazes de prestar assistência de Enfermagem fundamentada e sistematizada pautada nos princípios éticos e legais, atendendo principalmente às peculiaridades locais e regionais.

O projeto pedagógico do curso está fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais e se propõe a desenvolver competências no aluno capacitando-o para conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na nossa região, identificando as dimensões bio-psicosociais dos seus determinantes.

O Enfermeiro formado pelo ISECENSA estará capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Conta com corpo docente composto por Mestres e Doutores; com acervo bibliográfico completo e atualizado; laboratórios com materiais e equipamentos modernos; programas de estágios supervisionados e extracurriculares e apoio e incentivo à pesquisa.

Aline Teixeira Marques Figueiredo Silva, Coordenadora do curso de Enfermagem do ISECENSA, é Enfermeira, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ/ Ministério da Saúde/ MS), Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Atua na área de emergência há 15 anos, e desenvolve trabalhos relacionados ao acesso aos serviços de saúde através da Atenção Básica.

E-mail: enfermagem@isecensa.edu.br

Projetos Sócio Acadêmicos:

  1. PSF Piloto: Unidade de PSF seguindo modelo do PSF preconizado pelo Ministério da Saúde na Comunidade Tamarindo
  2. Projeto HUMANISE – Humanização Hospitalar através da arte e da ciência do cuidado, com o objetivo de proporcionar conforto aos pacientes, aproximando os acadêmicos de enfermagem da prática em saúde humanizada, ultrapassando assim, os limites do cuidado.
  3. Zero Aedes - O ISECENSA no entendimento de sua responsabilidade social enquanto Instituição de Ensino Superior que tem a clareza do seu papel e iniciou no início de março de 2016, o Programa Institucional ZERO AEDES, que tem como objetivo atuar junto à comunidade acadêmica e sociedade civil na prevenção ao mosquito Aedes aegypti, vetor causador das doenças dengue, zika e chikungunya e mais recentemente a febre amarela.