Logo ISECENSA/Página Inicial
A profissão

A profissão

Onde e como atua

O pedagogo formado no ISECENSA poderá atuar em creches, educação infantil, ensino fundamental, supervisão pedagógica, gestão educacional, orientação educacional, Ongs, hospitais, empresas, associações diversas, eventos, pesquisa educacional e em todo setor em que se faça necessária a presença do educador.

O curso de Pedagogia do ISECENSA, forma profissionais para atuar: como docente da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; como gestor do trabalho pedagógico em suas diferentes funções: administração, planejamento, supervisão escolar, coordenação pedagógica e orientação educacional da Educação Básica e na educação não-formal como:

  • Assessor pedagógico ou gestor de RH em empresas, organizações governamentais e não-governamentais, atuando na gestão pedagógica e administrativa de pessoal, orientação de estágios, formação e/ou capacitação profissional em serviço presencial ou à distância;
  • Assessor pedagógico em setores de comunicação, em empresas ou outras instituições, atuando, por exemplo, na orientação pedagógica para produção de materiais informativos, instrucionais (didáticos e para-didáticos) e no uso pedagógico de novas tecnologias de comunicação e informação;
  • Assessor ou consultor pedagógico a serviço de difusão cultural (museus, centros culturais, bibliotecas, brinquedotecas, cineclubes) e de comunicação de massa (jornais, revistas, televisão, rádios, editoras, agências de publicidade, indústria de brinquedos etc);
  • Como assessor/ gestor de programas e projetos de natureza sócio-educativas, nas seguintes áreas ou locais:
    • educação para a saúde (hospitais , Centros de Saúde, etc...);
    • educação para o trânsito (setor de planejamento urbano, transportes, etc...);
    • promoção social (empresas, órgãos públicos, ONGS);
    • educação ambiental (empresas, órgãos públicos, ONGS);
    • recreação e lazer (clubes, entidades de classe, hotéis e instituições ligadas ao turismo);
  • Como profissional liberal, o pedagogo pode atuar como:
    • consultor pedagógico: para projetos de educação à distância, gestão de pessoas, gestão do conhecimento, etc;
    • assessoria educacional: gestão, avaliação, legislação educacional (instituições públicas e privadas);
    • orientação de estudos.

Mercado de Trabalho

Na sociedade globalizada o pedagogo passa a ter um mercado de trabalho em franco desenvolvimento. O curso de Pedagogia vem sendo apontado como um dos mais procurados nos processos seletivos das instituições de ensino superior do Brasil. Um dos motivos é a ampliação do seu campo de atuação para instituições não escolares, como empresas públicas e privadas e do terceiro setor.

Fora do ambiente escolar, o pedagogo poderá atuar como: assessor pedagógico ou gestor de RH em empresas (organizações governamentais e não governamentais), assessor pedagógico em setores de comunicação, em serviços de difusão (museus, centros culturais, bibliotecas) e de comunicação de massa (jornais, revistas, televisão, rádios, editoras, agências de publicidade,), em instituições prestadoras de serviços sociais que implicam em processos educativos nas áreas de saúde (hospitais, centros de saúde), de recreação e lazer (clubes. Hotéis e instituições ligadas ao turismo), educação no trânsito (setor de planejamento urbano, transportes), entre outros.

O grande número de concursos públicos para pedagogos confirma a tendência quanto à preocupação das empresas em desenvolver seus recursos humanos, por meio da educação.

Os salários variam, tanto nas escolas quanto nas empresas, de pequeno, médio e grande porte. Consultas periódicas na internet permitem bons achados em termos salariais. Na educação, como na empresa planos de cargos e salários variam segundo o nível de graduação, atuação e sistema de ensino. Idem para as empresas.

O pedagogo empresarial vem ganhando espaço na sociedade, cabe aos interessados oferecer seu serviço apresentando às empresas projetos inovadores e arrojados. São abertas vagas e divulgadas concursos pela intenet.

Especializações ofertadas pelo ISECENSA

Administração, Supervisão e Orientação Educacional; Psicopedagogia e Pedagogia Empresarial; Gerenciamento de Projetos Educacionais e Recursos Humanos; Pedagogia Hospitalar; Educação Infantil, Alfabetização e Letramento; Didática do Ensino Superior.