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Coordenação

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Palavra do Coordenador

As novas diretrizes de licenciatura em Pedagogia, promulgadas em 2006, ampliaram os horizontes de quem deseja trabalhar com educação. O mercado de trabalho do pedagogo, ao contrário do que se pensa, é muito amplo. Além da docência na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso normal e do ensino médio, na coordenação de equipes multidisciplinares, na orientação educacional e administração escolar, a diretriz permite a atuação do pedagogo em espaços não escolares, como empresas públicas e privadas (no treinamento e capacitação dos funcionários), organizações não governamentais (em treinamentos de recursos humanos, seleção de candidatos), editoras (na coordenação de publicações didáticas e paradidáticas) e em instituições hospitalares (como arte-educador, realizando atividades na brinquedoteca).

O ISECENSA oferece uma formação qualificada, aberta e antenada com as novas tendências mercadológicas. A residência pedagógica é um componente curricular que tem o modelo médico como paradigma de formação em serviço e estágio supervisionado. Busca uma educação crítica, atual e comprometida com as questões atuais da sociedade. Além dos fundamentos da educação inclui disciplinas como neurociências e aprendizagem; multiculturalismo e inclusão social e educacional; psicopedagogia e psicomotricidade; reeducação cognitiva; educação para os direitos humanos; inglês e educação ambiental. Tem como foco a docência, privilegiando a profissionalização do professor. São componentes essenciais as disciplinas Formação Profissional e prática de Formação em todos os períodos do curso, possibilitando a integração teoria-prática. Possui uma Escola de Aplicação (CENSA) com oportunidades de atuação desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, além das práticas de administração, supervisão e orientação educacional.

Para atender às demandas do mercado em educação o Curso de Pedagogia do ISECENSA se estruturou solidamente conforme as novas diretrizes do MEC, oferecendo uma formação multidimensional. Seus alunos se inserem nos novos espaços exigidos pela sociedade, desde os períodos iniciais do curso, como estagiários em hospitais, empresas, ONGs, escolas, clubes de serviço, entre outros. Esses nossos novos espaços de atuação do pedagogo vêm quebrar velhos preconceitos de que educação só se faz na escola.

A pedagogia hospitalar se expande com a presença das (dos) estagiárias (os), nas enfermarias e nos leitos, mostrando, na prática, que não é só o corpo que deve ser tratado, mas o ser integral, em suas necessidades físicas, psíquicas e sociais. O brincar, cantar, ouvir histórias, jogar atua no bem estar das crianças, além de amenizar-lhes as dores e integrá-los em um processo sócio-afetivo prazeroso.

A Pedagogia empresarial, como disciplina curricular e como pratica nos estágios desenvolve competências em RH, treinamento de pessoal , planejamento e execução de cursos de liderança e capacitação profissional, gestão empresarial, metodologia processual, visão sistêmica da organização e gestão empresarial, relacionamento interpessoal, e novas tecnologias em gestão empresarial.

Os projetos sociais constituem campo privilegiado para a prática pedagógica. Destacamos entre eles o projeto “De Mãos dadas pela Educação” na comunidade Tamarindo cuja finalidade é a educação das crianças, sua formação pessoal e social, seu desenvolvimento escolar bem sucedido. Esse trabalho é realizado diariamente em dois turnos, de segunda a sexta feira. Conta com a presença de uma psicopedagoga e duas estagiárias fixas do Curso de Pedagogia, em horário alternado. Cinqüenta e duas crianças participam de atividades diárias de reforço escolar, Orientação de tarefas de casa, aula de artes, informática e outras atividades culturais para sua integração sócio-afetiva e exercício da cidadania democrática. Todo o trabalho conta com a participação das estagiárias do Curso de Pedagogia.

Coordenadora do Curso: Luzia Alves de Carvalho

Luzia Alves de Carvalho é doutora em Sociologia e Política pela USPA/Madrid e Mestre em Educação pela PUC-RJ.

É especialista em Psicopedagogia, Supervisão e Orientação Educacional e nos Treiner dos programas de Modificabilidade Cognitica Estrutural de Rueven Feuurstein, pelo Hadassad-Wizo-Canada, Research Institute – Jerusalém/Israel.

Dirige o Instituto Superior de Educação e o Curso de pedagogia do ISECENSA-Campos/RJ. Coordena o curso de pós-graduação em Psicopedagogia na mesma instituição.

Professora de Didática, tem como linhas de pesquisas: formação de professor e prática docente.

Autora dos livros: “Labirintos da Pesquisa” e “Identidade Institucional Coletiva em tempos líquidos: possibilidade ou ilusão?”. Ed. Usina de letras RJ

E-mail: luzia@censanet.com.br / pedagogia@isecensa.edu.br