Logo ISECENSA/Página Inicial
Estágio

Estágio

O estágio curricular pressupõe atividades pedagógicas efetivadas em um ambiente institucional de trabalho, reconhecido por um sistema de ensino, que se concretiza na relação interinstitucional, estabelecida entre um docente experiente e o aluno estagiário, com a mediação de um professor supervisor acadêmico. Proporciona ao estagiário uma reflexão contextualizada, conferindo-lhe condições para que se forme como autor-ator de sua prática, por meio da vivência institucional sistemática, intencional, norteada pelo projeto pedagógico da instituição formadora e da unidade campo de estágio.

O Estágio Supervisionado será realizado, ao longo do curso em Educação e Creche, Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio, destacando também, a gestão dos processos educativos em cada nível escolar, compreendendo: planejamento, implementação e avaliação de atividades escolares, que ampliem e fortaleçam atitudes éticas, conhecimentos e competências, conforme o previsto no projeto pedagógico do curso.

Os alunos vivenciam situações-problema do cotidiano, analisando-as à luz das teorias estudadas, a fim de elaborar estratégias de intervenção que permitam tomadas de decisões adequadas. O estágio supervisionado é o espaço em que os estudos teóricos se confrontarão com os aspectos práticos, favorecendo a relação teoria-prática que caracteriza o trabalho pedagógico. O licenciando deverá proceder ao estudo e interpretação da realidade educacional do seu campo de estágio, desenvolver atividades relativas à docência e produzir uma avaliação desta experiência e sua auto-avaliação.

Os estágios supervisionados preparam para o exercício da docência e da gestão em instituições escolares e não escolares , considerando que as demandas e tarefas do cotidiano escolar precisam ser compreendidas e respondidas como exigências a serem coletivamente elaboradas, executadas e acompanhadas. No oitavo período, é oferecida a possibilidade da Residência Pedagógica como componente curricular, tanto na escola, quanto em empresa, hospital e/ou ONG`s.

A Educação Infantil, a primeira fase do Ensino Fundamental, o Curso de Formação de Professores em nível médio os serviços de Supervisão, Administração e Orientação educacional do CENSA constituem, Escola de Aplicação para o Curso de Pedagogia do ISECENSA.