Logo ISECENSA/Página Inicial
Coordenação

Coordenação

Palavra do Coordenador

O curso de psicologia do ISECENSA está a serviço da pessoa hodierna e da sociedade globalizada, através de profissionais formados em psicologia, que possam com congruência em seus respectivos contextos, demandarem a investigação, a análise, a avaliação, a prevenção e a atuação em processos psicológicos, psicossociais e na promoção da qualidade de vida, viabilizando, assim, a atuação de profissionais qualificados em diferentes áreas e necessidades. Sua meta central é a formação do Psicólogo voltado para a atuação profissional, possibilitando ao aluno o desenvolvimento das competências e habilidades acadêmicas, instrumentais, estratégicas e éticas.

A formação em Psicologia tem por objetivo geral dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades:

  1. Atenção centrada na saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética e bioética.
  2. Tomada consciente de decisões: o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.
  3. Comunicação científica e ética: os profissionais devem ser acessíveis e devem manter os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.
  4. Capacidade de liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade.
  5. Planejamento de administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou liderança na equipe de trabalho.
  6. Pesquisa e educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática e de ter responsabilidade e compromisso com a própria educação, pesquisa e estágios das futuras gerações de profissionais, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

Por que cursar no ISECENSA?

Estudar Psicologia no ISECENSA representa uma excelente formação, em que as competências e habilidades dos alunos são amplamente desenvolvidas. Nossos professores são doutores, mestre e especialistas, que usam a didática na correspondência teórica e funcional. Nos laboratórios têm uma infra-estrutura pós-moderna, onde alunos e mestres criam um espaço de vivência das práticas psicológicas. Os estágios, escolhidos pelos alunos, são ricos em experiências pessoais, além da elaboração técnica da atuação profissional. São oferecidas disciplinas que preparam os novos psicólogos para os concursos públicos, que, por sinal, têm alcançado muito êxito. E, por fim, o curso tem formado psicólogos que, na sua maioria, estão atuando no mercado de trabalho.

Coordenador do Curso de Psicologia: Paulo Arthur Buchvitz

Paulo Arthur Buchvitz nasceu na cidade de Presidente Venceslau, São Paulo, em 1958. Professor de magistério. Psicólogo pela Universidade Metodista, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo, UMESP. Mestre em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC. Doutor em Educação e Psicanálise, pela Universidade de São Paulo, FEUSP. Pós-doutror em Psicologia Social Comunitária pela UERJ. Psicólogo Clínico desde 1989. Professor de graduação e pós-graduação desde 1991. Coordenador do Setor de Psicologia Aplicada e da Clínica de Psicologia Anita Balestieri. Psicólogo Escolar do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Censa). Coordenador de Pós-Graduação do Isecensa em Psicanálise Clínica, Psicologia Existencial Humanista Terapia Cognitivo Comportamental, Saúde Coletiva e Recursos Humanos. Coordenador do curso de Psicologia dos Institutos Superiores de Ensino do Centro de Ensino Nossa Senhora Auxiliadora (Isecensa). Coordenador na área de Psicologia do Projeto Universidade Bairro a Bairro na Comunidade Tamarindo de Campos dos Goytacazes. Autor dos livros Sublimação da Sexualidade Infantil, Inteligência Sexual e Psicologia & Política: Pitorescas e Surpreendentes Revelações dos Bastidores de Uma Campanha.

E-mail do Coordenador: psicologia@isecensa.edu.br