Logo ISECENSA/Página Inicial
Estágio

Estágio

Os Estágios Básicos Supervisionados, ocorrerão nos 6º e 7º períodos, totalizando 300 horas.

São 02 (dois) os estágios básicos supervisionados:

  1. Psicologia Clínica e Promoção da Saúde: competências e habilidades adquiridas através de aulas teóricas, práticas e complementares, que viabilizam a atuação pela participação, observação, entrevistas e projetos. O estágio básico supervisionado em psicologia clínica envolve a concentração em competências para atuar, de forma ética e coerente com referenciais teóricos, valendo-se de processos psicodiagnósticos, psicoterapia ou outras estratégias clínicas, frente a questões e demandas de ordem psicológica apresentadas por indivíduos ou grupos nos contextos da clínica universitária. As primeiras entrevistas, triagem e atendimento. O trabalho teórico e técnico em psicologia clínica. Os objetivos da psicoterapia. O papel do terapeuta no processo. As principais propostas terapêuticas: semelhanças e diferenças. O estágio em clínica: problemas e impasses.

  2. Psicologia Social e Comunitária: competências e habilidades relacionadas através de aulas teóricas, práticas e complementares, gerando atuação pelo envolvimento em realidades sociais e comunitárias. O estágio básico supervisionado em psicologia social estuda as novas abordagens em psicologia social: perspectivas teóricas, dimensões conceituais da Psicologia Social e campos de aplicação da Psicologia Social. Objetiva-se possibilitar o aluno a compreender as interações humanas enquanto rede de significados construídos histórica e socialmente a partir da realidade psicossocial e cultural. Objetiva ainda uma primeira aproximação do aluno com a prática comunitária e sua articulação com campo teórico.

Estágio Específico Supervisionado (opção do aluno)

O Estágio Específico Supervisionado, no Setor de Psicologia Aplicada (SPA), resulta das opções feitas a partir dos Estágios Básicos Supervisionados. Para obter a formação de Psicólogo, o aluno deverá totalizar 720 horas, do 8º ao 10º período, de supervisão com o professor correspondente e atuação prática como estagiário, na ênfase que optou, ou seja, em linhas de psicologia clínica ou em áreas de psicologia social.

Os três estágios específicos supervisionados em cada período seguem duas diretrizes: os alunos optam por dois estágios específicos supervisionados em psicologia clínica e um estágio específico supervisionado em psicologia social; ou dois estágios específicos supervisionados em psicologia social e um estágio específico supervisionado em psicologia clínica.

São consideradas linhas de atuação em psicologia clínica no Setor de Psicologia Aplicada - SPA: Psicoterapia Existencial Humanista I e II, Psicoterapia Cognitivo Comportamental I e II, Clínica em Psicanálise I e II, Terapia Familiar I e II, Neuropsicologia I e II. São consideradas linhas de atuação em psicologia social no Setor de Psicologia Aplicada - SPA: Psicologia Social Comunitária I e II, Recursos Humanos I e II, Psicologia Escolar I e II, Psicologia Hospitalar I e II, Psicologia da Saúde Coletiva I e II, Psicologia e Saúde Mental I e II, Psicologia e Marketing I e II, Psicologia Jurídica I e II.

As linhas e áreas específicas de atuação dependem sempre de três condições essenciais: demanda docente (consiste na disposição do professor especializado para dar supervisão), demanda discente (disponibilidade de pelo menos três alunos com interesse na área para formar uma turma) e demanda clínica ou social (procura por atendimentos ou oferta de campos de estágios externos).