Lançamento do Boletim P&D

A arte é uma exigência para existência do ser humano. É o modo pelo qual o homem afirma sua liberdade, consciência e criatividade. A atual conjuntura do sistema capitalista, conhecida como globalização, aumentou a interferência do capital nos processos artísticos e culturais, gerando uma padronização de comportamentos, tendências, política e economia, excluindo as referências locais.  Neste contexto, a preservação do patrimônio cultural, tal como é entendido hoje, como o conjunto dos bens culturais, referente às identidades coletivas, representa um laço que confere sustentação e identidade a um grupo.

O ISECENSA nasceu para o ensino superior com a pretensão de contribuir e responder com qualidade aos desafios do contexto sócio-político-econômico-educacional atuais, marcado pela sociedade do conhecimento. Nesta perspectiva desenvolve diversas atividades geradoras de conhecimento durante todo o ano letivo, envolvendo alunos, professores e a comunidade.

Dentro dessa linha de pensamento e com a determinação de registrar, de forma definitiva e duradoura, as diferentes produções ao longo de cada ano, o ISECENSA acaba de publicar o seu boletim informativo sobre pesquisa e desenvolvimento (Boletim P&D), permitindo o acesso da sociedade ao universo de sua produção intelectual, difundido através de tecnologia digital.

Todas as publicações do Boletim P&D terão um DOI, que consiste em uma sequência de caracteres utilizada para identificação de documentos (ou objetos em geral) disponíveis em meio digital. O registro do DOI vem acompanhado de metadados que descrevem e possibilitam localizar ou referenciar o documento onde esteja armazenado na web. O ganho científico de atribuir o DOI às publicações é o de elevar o reconhecimento nacional e internacional das três revistas científicas publicadas pelo ISECENSA e do Boletim P&D, o que acarretará a elevação de nível na avaliação da CAPES. As revistas Perspectivas online (Humanas e Sociais Aplicadas, Biológicas e Saúde, Exatas e Engenharias) e o Boletim P&D estão disponíveis no endereço http://seer.perspectivasonline.com.br, aceitam artigos externos e hoje publicam trabalhos produzidos em Instituições de todo país.

O lançamento oficial do Boletim aconteceu na noite de 11 de junho, no Auditório do ISECENSA, e contou com a presença de professores e coordenadores da instituição.