Logística Reversa de Embalagens Plásticas

Na quarta-feira, 24 de outubro, os alunos da Administração e Engenharia de Produção do ISECENSA colocaram em prática o pensamento sustentável aliado à visão de negócios. Em uma atividade conduzida pela professora Rafaela Landim, os acadêmicos da disciplina de Logística trabalharam os conceitos da logística reversa de embalagens plásticas, com foco no reaproveitamento de embalagens do tipo BOPP (bi-axially oriented polypropylen), filme plástico com aspecto metalizado encontrado em embalagens de salgadinhos, biscoitos, barras de cereais etc.

No Brasil, apesar do aumento no consumo de embalagens, a parcela reciclada ainda não chega aos 10% do produzido e, especificamente sobre o BOPP, a falta de identificação correta e a pequena informação dos catadores e produtores acerca das possibilidades de reaproveitamento desse material contribuem para um índice muito baixo de reciclagem.

- O grande objetivo da atividade residiu em despertar nos alunos uma visão empreendedora, trabalhada de maneira conjugada aos aspectos sustentáveis, por meio da logística reversa. Pedi que trouxessem para o laboratório as embalagens BOPP, que inicialmente seriam descartadas como lixo domiciliar, e a partir destes materiais foram criados protótipos de produtos para os mais diversos usos. Regada à animação, a atividade foi considerada um sucesso pelos alunos, refletida na quantidade de postagens nas redes sociais! - concluiu Rafaela.