Sucesso no I Seminário de Direito do ISECENSA

O curso de Direito do ISECENSA promoveu o I Seminário Jurídico Democracia, Direito e Cidade, nos dias 21 e 22 de outubro. O evento abordou quatro grandes áreas, divididas em painéis: "Segurança Pública nas cidades", "Economia e Política Municipais", "Inclusão Social e Acessibilidade" e "Reforma Urbana e Direito à Moradia". A programação teve início com a Oficina de Artigos, com os trabalhos da disciplina de Metodologia da Pesquisa Jurídica. Escritos e apresentados pelos acadêmicos do 2º período, foram avaliados pelos membros da OAB Jovem.

Nessa primeira noite foram apresentados os painéis "Segurança Pública nas cidades", com a explanação de Roberto Uchôa, policial federal, e do juiz federal Dr. Paulo César Villela Rodrigues, e "Economia e Políticas municipais", com o Procurador do Município de Campos dos Goytacazes, Dr. José Paes Neto, com o coordenador do curso de Direito do Isecensa Dr. Carlos Alexandre Campos, ainda, o Procurador do Município de São João da Barra Dr. Rafael Nagime.
- Foram excelentes palestras e uma oportunidade ímpar para os alunos - disse Dra. Juliana Landim, coordenadora adjunta do curso de Direito do ISECENSA.
Fechando a noite, Dr. Carlos Alexandre Campos recebeu o público no Café Literário da instituição, para o lançamento da 2ª edição de seu livro "Estado de Coisas Inconstitucional", que conta com o prefácio do ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello.
O segundo dia do evento deu continuidade à programação com os painéis "Inclusão Social e Acessibilidade" e "Reforma Urbana e Direito à Moradia". O primeiro teve à frente o professor e engenheiro civil Romeu e Silva Neto e a professora de Direito Constitucional Semirames Khattar falando sobre "Espaços Urbanos e políticas de acessibilidade" Também abordando o tema inclusão, a vice-diretora do ISECENSA Elizabeth Landim ministrou uma palestra sobre "O Papel da Universidade para a Inclusão Social nas Cidades", mostrando com inúmeros exemplos práticos os diversos projetos sociais que unem o Isecensa à comunidade, aliando pesquisa com resultados práticos para a sociedade.
O quarto painel do evento contou com a explanação do professor e arquiteto Aristides Inácio, do prof de Direito Civil Paulo Neves Soto e, ainda com o Secretário de Governo do Município de Campos dos Goytacazes, Fábio Bastos, que também é responsável pelo Plano Diretor participativo da cidade. Abordando a reforma urbana e direito à moradia, os palestrantes levantaram questões pertinentes à cidade e ao país despertando o interesse dos acadêmicos e dos profissionais presentes.
- Com certeza nossos alunos saem desse seminário melhores do que chegaram. Foram dois dias de muito aprendizado - finalizou Dra. Juliana.