Diretório Estudantil

O que é o DCE?

DCE é o Diretório Central dos Estudantes. É uma entidade da sociedade civil que deve representar os alunos de todos os cursos do ISECENSA, bem como defender seus interesses nas mais variadas situações.

Todos os diretores do DCE são estudantes da graduação do ISECENSA que, interessando-se pela mobilização do movimento estudantil na Instituição, formaram um grupo com interesses comuns e participaram das eleições anuais para a diretoria da entidade.

Os diretores do DCE não recebem nenhum tipo de remuneração, ou qualquer outro benefício, a não ser aquele de poder representar e lutar pelos direitos de todos os estudantes dessa Instituição.

A atual diretoria é composta por 10 diretores eleitos pela Chapa IntegrAção, que foi vitoriosa nas últimas eleições, que ocorreram em novembro de 2008. A atual gestão começa em Março de 2009 e termina em Março de 2010.

Objetivos

O Diretório Central dos Estudantes - DCE, com sede e foro no ISECENSA é uma Sociedade Civil, sem fins lucrativos, sem filiação política partidária, livre e independente dos órgãos públicos e governamentais, sendo Entidade Geral representante de todos os estudantes regularmente matriculados nos Cursos de Graduação dos Institutos Superiores de Ensino do CENSA.

1. Promover a defesa do interesse do corpo discente e o desenvolvimento intelectual - moral e crítico dos seus membros;
  2. Promover a integração e o fortalecimento dos estudante de todos os cursos do ISECENSA;
  3. Incentivar a cultura literária, artística e desportiva dos seus membros;
  4. Defender a Democracia, a Liberdade, a Paz e a Justiça Social dentro e fora da Instituição;
  5. Realizar intercâmbio e colaboração de caráter cultural, educacional, desportivo e social com entidades congêneres;
  6. Promover a cooperação entre administradores, professores, servidores e estudantes, na vida acadêmica, buscando o seu aprimoramento;
  7. Defender sempre o auxílio à pesquisa e extensão universitária.

Função do DCE

É o DCE que representa o corpo discente na reitoria e nos governos, levando suas reivindicações, propostas e idéias. E é também por meio dele que os estudantes devem dar sua contribuição para conquistarmos uma sociedade mais justa.

Além disto, é função do DCE promover a integração dos alunos da Instituição, pondo em contato idéias, trabalhos, pessoas e experiências de todo o universo estudantil.

O DCE deve ser e ter espaço para que tudo isso aconteça e, para isso acontecer, este deve estar aberto às tais "idéias, trabalhos, pessoas e experiências", criando projetos e eventos que possam congregar toda a heterogeneidade que comporta a universidade.

Pois bem, em primeiro lugar, fazemos questão de dizer que somos estudantes normais, que vão às aulas, fazem pesquisas, vão bem ou mal nas provas e, além disto, nos dedicamos a atividades extracurriculares que, de uma forma ou de outra, têm algo a ver com o DCE.

Propostas

• Assistência Estudantil.
  • Criação de Projetos de Integração.
  • Semanas Acadêmicas.
  • Implantação do DCE (Fundação, Estatuto, Posse).
  • Cadastramento com a UEE – RJ e UNE.
  • Realizações de eventos universitários.
  • Criação de métodos de comunicação (Jornal, blog).
  • Parceria com representantes de turma, Empresa Jr. e Instituição.