Logo ISECENSA/Página Inicial
O curso

O curso

Ao se graduar, o estudante recebe o título de Bacharel em Administração. Após obter seu registro profissional no Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), poderá assinar laudos técnicos, realizar perícias e consultorias, como Administrador.

Ainda durante o curso, o estudante pode obter junto ao CRA-RJ um registro provisório de estudante que lhe confere diversos benefícios junto ao conselho como: participação em palestras gratuitas, assistência jurídica gratuita dentre outras. Para saber mais, acesse o site do CRA-RJ.

No curso de Administração do ISECENSA, carinhosamente chamado de ISEADM pelos alunos, ex-alunos e professores, as possibilidades de se vivenciar a Administração, na prática, começam desde o primeiro período: A participação na Midas Empresa Jr, nos Projetos Sócio Acadêmicos, nas Mostras Acadêmicas, em Estágios profissionais, em Atividades extra classe, na Incubadora de Empresas são excelentes oportunidades para sentir a Administração desde o começo da vida acadêmica. Outro interessante aspecto a se destacar é que o ISEADM apresenta uma inovadora abordagem pedagógica de adoção e conscientização do uso de Software Livre nas organizações.

Durante a graduação o estudante irá aprender administrar organizações, desenvolver novos produtos no mercado, empreender e liderar equipes. O aluno irá desenvolver as principais hard e soft skills para gerenciar tecnologias e negócios de forma sustentável. Aqui, o estudante vai descobrir práticas empregadas nas empresas que estão relacionadas a Economia Criativa e Circular, Fintechs, Empresas Unicórnios, Inteligência Artificial, Big Data, Startups, Gig Economy etc. As aulas são construídas por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas que auxilia na absorção do conhecimento a partir da discussões em grupos para criar soluções para as empresas.

 

Matriz Curricular

-  Mínimo de pré-requisitos, flexibilizando a adequação das características do sistema seriado;
-  Abordagem teórica com distribuição de carga-horária de maneira a promover um contato gradativo com os aspectos teórico da profissão, assim como sua necessidade de disponibilidade de tempo para uma abordagem mais prática e aplicada ao final de sua vida acadêmica.
-  Valorização da necessidade da aprendizagem prática em convergência com os conceitos teóricos ao longo do curso, necessárias a uma aceitação no mercado de trabalho por meio da utilização de laboratório prático para o ensino da administração.
-  Valorização do perfil empreendedor por meio do desenvolvimento de atividades teóricas e práticas que incentivam ao aluno a apresentar seminários em empresas sobre as atividades de pesquisa desenvolvidas no ambiente acadêmico;
-  Valorização da pesquisa e desenvolvimento de novos saberes na área de Administração.
-  Uso de jogos de aprendizagem para a prática gerencial em ambientes complexos.
-  Valorização do uso de tecnologias baseadas em software livre, em encontro às novas demandas advindas dos aspectos tecnológicos do setor público e privado.
-  Uso de nomenclaturas de disciplinas e temas tratados condizentes com a realidade local e que busquem expressar claramente, aos discentes, as especificidades a serem estudadas.

1º PERÍODO
Disciplinas
Teoria Geral da Administração
Tecnologias da Informação
Filosofia e Ética Empresarial
O Homem e o Fenômeno Religioso
Comunicação Empresarial
Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis
2º PERÍODO
Disciplinas
Administração Contemporânea
Direito Empresarial
Gestão de Processos e Serviços
Psicolologia Organizacional
Sociologia e Responsabilidade Social
Técnicas de Oratória
3º PERÍODO
Disciplinas
Métodos Quantitativos
Empreendedorismo
Contabilidade Gerencial
Marketing I
Gestão de Pessoas I
Lógica e Programação
4º PERÍODO
Disciplinas
Análise de Balanços
Modelagem Organizacional
Marketing II
Gestão de Pessoas II
Cálculo Diferencial
Análise de Cenários Econômicos
5º PERÍODO
Disciplinas
Análise de Custos
Consultoria Empresarial
Liderança e Coaching
Metodologia para Tomada de Decisão
Suply Chain
Metodologia de Pesquisa
Matemática Financeira
6º PERÍODO
Disciplinas
Finanças Corporativas
Gerência de Projetos
Gestão da Qualidade Total (GQT)
Sistemas de Informação Gerencial (SIG)
Produção de Textos Científicos
Estatística Aplicada à Administração
História e Cultura Afro-brasileira e Indígena (Optativa)
7º PERÍODO
Disciplinas
Project Finance
Projeto Integrador
Gestão da Produção e de Serviços
Inovação Tecnológica
Gestão de Contratos e Tributos
Gestão de Conflitos e Crises
Libras (Optativa)
8º PERÍODO
Disciplinas
Estágio Supervisionado
Business Intelligence
Jogos de Empresas
Planejamento Empresarial
Administração Pública
Atividades Complementares

Corpo Docente

Alber Francisco dos S.Neto – Mestre
Alexandre Azeredo - Especialista
Chesil Batista Silva - Especialista
Edson Ribeiro de Andrade - Doutor
Erika dos Santos Assad - Mestre
Etevaldo Marques Pessanha - Mestre
Frank Pavan de Souza – Doutor
Gustavo Machado - Especialista
Laís Novaes Pillar de O. Castro - Mestre
Lilian Neto Barroso - Especialista
Luiz Cláudio Vieira – Especialista
Mara Barcelos - Doutora
Maria Eugênia S. S. Vasconcelos - Mestre
Moises Pereira da Silva - Mestre
Rafaela Landim Gomes Siqueira – Mestre
Pedro Henrique Mancini - Mestre
Saulo Jardim de Araújo - Mestre
Teresa Claudina de O. Cunha - Mestre
Terezinha de J. L. Fernandes - Mestre
Túlio Baita dos Reis – Mestre

 

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são um dos componentes curriculares obrigatórios no Curso de Adminsitração do ISECENSA. Caracterizam-se por atividades desenvolvidas extra classe e tem a finalidade de propiciar ao estudante, vivência da realdiade acadêmica e profissional da profissão.

Coordenada por um professor responsável que organiza algumas visitas, assim como gerencia o controle documental, o aluno tem que cumprir a cada semestre uma carga horária de visitas a empresas, participação em palestras e eventos da área. Algumas das visitas técnicas ocorridas em grupo foram: Porto do Açu, Fábrica da Fiat em Betim / MG, Schulz America Latina, Congresso Internacional do Conhecimento Científico (CICC) etc.