O curso
Reconhecimento: Portaria SESu nº 223, de 07/06/2006.
Habilitação: Bacharel em Fisioterapia
Duração: 8 semestres
Turno: Noite
Como ingressar
- Vestibular
- Transferência
- Reingresso
A Fisioterapia é uma ciência aplicada, cujo objeto de estudo é o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas suas alterações patológicas, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, com objetivos de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgão, sistema ou função, proporcionando ao Homem uma melhor qualidade de vida.
Como profissional facilitador de processos de integração social, qualquer Fisioterapeuta deve:
- Ser agente transformador na sociedade em que vive;
- Estar orientado para compreender o Homem como um ser bio-psico-social, agindo como parte integrante de um sistema organizado de atenção à saúde;
- Ter incorporado valores de cidadania e ética em seu exercício profissional;
- Estar apto a exercer sua profissão com espírito crítico e empreendedor em equipes multi e interprofissionais, em instituições públicas ou não, ocupando cargos administrativos ou desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa ou extensão / integração comunitária;
- Estar consciente da necessidade do constante aprimoramento e auto-aprendizagem, capaz de utilizar-se da pesquisa científica para guiar sua conduta profissional;
- Exercer a Fisioterapia guiando-se pelos preceitos legais e éticos do seu exercício profissional.
O papel do fisioterapeuta no cenário das profissões teve, a partir da década de 80, uma significativa mudança em decorrência dos grandes avanços que se conseguiram em pesquisas cientificas, particularmente nas áreas médica e tecnológica, revolucionando as preocupações com a vida e com a saúde do homem. Já a década de 90 marca a fisioterapia pelo desenvolvimento de técnicas manuais e corporais que abordam o ser humano de maneira holística.
Esse novo perfil, exigência da modernidade, vai delineando-se a partir dessas aceleradas mudanças decorrentes e apresenta, como uma das suas características, a eleição de ações preventivas e terapêuticas, objetivando a qualidade de vida dos sujeitos em todas as faixas etárias.
Com isso, os Cursos de Fisioterapia evoluíram para um modelo de educação e de formação profissional que pudesse harmonizar-se com esse novo cenário.
Objetivos do Curso
Os objetivos do Curso e Perfil do profissional que se pretende formar são:
- Profissionais fisioterapeutas generalistas, aptos a atuarem nos diversos níveis de atenção à saúde do Homem, atenção básica, média e alta complexidade;
- Profissionais com uma noção ampla e geral de sua área e com capacidade de utilizar-se do conhecimento e da pesquisa científica para o desenvolvimento da fisioterapia;
- Profissionais guiados pelos preceitos legais, éticos/bioéticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade;
- Promover uma sólida formação teórica e prática visando à competência para uma ação preventiva e terapêutica;
- Desenvolver conhecimento, habilidades e atitudes que possibilitem aos profissionais por ele formados serem conseqüentes em suas ações de promover a qualidade de vida dos indivíduos, nos contextos em que se encontram;
- Desenvolver uma consciência crítica capaz de avaliar o processo terapêutico e os métodos de intervenção;
- Propiciar o desenvolvimento de uma prática profissional fundamentada em valores éticos e humanistas;
- Ter um compromisso de integração com os serviços regionais de saúde, abrangendo as diferentes áreas da fisioterapia, com permanente atenção no sentido de melhor adequá-los às necessidades comunitárias.
Matriz Curricular 4
1º Período
Anatomia I
Fundamentos da Fisioterapia
Citologia e Genética
Embriologia e Histologia
Ciências Sociais
O Homem e o Fenômeno Religioso
Bioética e Deontologia
Atividades Complementares
2º Período
Anatomia II
Fisiologia Humana I
Imunologia e Microbiologia
Psicomotricidade
Políticas Públicas de Saúde
Bioquímica
Neuroanatomia
Atividades Complementares
3º Período
Anatomia Palpatória I
Fisiologia Humana II
Patologia I
Biomecânica
Epidemiologia
Física Básica
Semiologia Funcional e Antropométrica
Psicologia da Reabilitação
Atividades Complementares
4º Período
Anatomia Palpatória II
Fisiologia do Exercício
Patologia Pediátrica
Cinesioterapia
Recursos Terapêuticos Manuais I
Eletrotermofototerapia
Laboratório de Práticas Semiológicas
Fisioterapia em Reumatologia
Atividades Complementares
5º Período
Fisioterapia em Traumato-ortopedia
Fisioterapia em Neurologia
Fisioterapia Respiratória
Hidroterapia
Recursos Terapêuticos Manuais II
Métodos e Técnicas de Pesquisa I
Urgências e Emergências
Atividades Complementares
Estágio Observatório
6º Período
Fisioterapia Esportiva
Fisioterapia em Neuropediatria
Fisioterapia em Terapia Intensiva
Fisioterapia em Neonatologia
Avaliação Fisioterapêutica Informatizada
Métodos e Técnicas de Pesquisa II
Fisioterapia em Cardiologia
Estágio em Fisioterapia Pediátrica
Estágio em Ambulatório I
7º Período
Fisioterapia Postural
Exames Copmplementares
Fisioterapia Aplicada Disfunções Temporomandibulares
Fisioterapia Aplicada Ergonomia
Bioestatística
TCC I
Fisioterapia na Atenção B à Saúde
Órteses e Próteses
Estágio em Fisioterapia Respiratória Ambulatorial
Estágio em Ambulatório II
Estágio Hospitalar I
8º Período
Tópicos Especiais em Fisioterapia
Administração em Fisioterapia
TCC II
Práticas Preventivas
Fisioterapia em Geriatria
Estágio em Ambulatório III
Estágio Hospitalar II
A matriz curricular proposta busca:
- Que desenvolva a integração de conteúdos básicos e profissionalizantes;
- Que ofereça diversificação dos cenários de aprendizagem;
- Que propicie visão integral e permita ajustes em decorrência das transformações ocorridas no mundo do trabalho;
- Que contenha visão humanística e considere os aspectos bio-psico-sociais, filosóficos, éticos, antropológicos, políticos, econômicos e culturais;
- Que propicie a interdisciplinaridade;
- Que desperte a consciência de valorização da categoria;
- Que possibilite integração entre o ensino, a pesquisa e a prática profissional;
- Que oportunize a apresentação de soluções específicas e originais para diferentes situações;
- Que ofereça embasamentos científicos metodológicos a suportarem desenvolvimento de pesquisas;
- Que propicie conhecimentos bio-tecnológicos a suportarem permanente atualização para a prática clínica fisioterapêutica;
- Que integre ensino-trabalho-comunidade;
- Que favoreça um processo contínuo de aprendizagem para professores a alunos;
- Que possibilite ao estágio supervisionado refletir atitudes, habilidades e competências desenvolvidas e adquiridas no decorrer do curso;
- Conhecimentos de técnicas de comunicação e relacionamento interpessoal, que permitam a adequada relação com o paciente, com a comunidade e sua atuação em equipe multiprofissional;
- Conhecimentos sobre políticas e abrangência das ações de saúde;
- Conhecimentos do processo saúde - doença, das condições de vida e do perfil epidemiológico da população;
- Conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e mudança de atitudes que possibilitem o exercício profissional baseado nos princípios da ética e da bioética;
- Aquisição e produção de conhecimentos técnico-científicos específicos a cada área de atuação profissional.
A carga horária total de estágio oferecida é de 960 horas o que equivale a 20% da carga horária total do curso que é de 4760 horas, onde na matriz curricular enviada houve um erro de digitação no Estágio em Ambulatório III (200h ao invés de 120). Verificar matriz curricular enviada em anexo.
A justificativa para realizarmos a integralização do curso em 4 anos é pelo fato de buscarmos uma formação generalista que possibilite o profissional a atuar nos três níveis de complexidade da saúde, atenção básica, média e alta complexidade. Deste modo, ao constituirmos a matriz curricular atual estabelecemos de forma crescente a formação teórica e prática do aluno nos três níveis supra citados, como recomenda a resolução CNE/CES 4, DE 19/02/2002, Art. 3. Para tanto a carga horária total oferecida será realizada da forma como segue:
A carga horária total oferecida pelo curso é de 4660 horas, destas, 200 horas representam atividades complementares a serem realizadas em horários diferentes dos horários de sala de aula (manhã, tarde ou fins de semana). Novecentos e sessenta horas (960 h.) de estágio curricular em horários também diferentes dos horários de sala de aula ( manhã ou tarde e finais de semana). Deste modo teremos 3.500 horas para cursar no período noturno em 4 anos, com disponibilidade total 4800 horas. Como as atividades complementares e de estágio curricular não são oferecidas no mesmo horário de aulas, ou seja, noturno, ainda nos restam espaço de 1200 horas noturnas para que o aluno realize outras atividades acadêmicas como, monitorias, extensão, iniciação científica e atividades culturais oferecidas pela instituição, ao longo de quatro anos.
O perfil do corpo docente do ISECENSA é de professores dinâmicos que integram teoria e prática para a formação de um profissional de excelência na área de saúde. Os professores estão em contínua atualização técnica e pedagógica, através de parcerias nacionais e internacionais nossos docentes apresentam-se conectados nesse mundo globalizado e propiciando aos alunos visão ampla e contextualizada.
O curso de fisioterapia se distingue pela tradição, qualidade educacional, preocupação com a produção científica em um corpo docente com experiência clínica comprovada. Podemos destacar a participação dos professores nas atividades de estágio que propicia uma maior interação com a sala de aula.
Corpo Docente
- Alexandre Pereira dos Santos - Mestre
- Anderson Pontes Morales - Mestre
- Camila Gonçalves Santana - Mestre
- Carolina Magalhães dos Santos - Doutora
- Danieli Laignier Marques - Especialista
- Elizabeth Viana Soares - Mestre
- Felipe Sampaio Jorge - Mestre
- Júlia Azevedo Monteiro – Especialista
- Luciano Matos Chicayban - Mestre
- Klaus Rambaldi Reis da Silva – Especialista
- Mairkon Almeida Soares - Especialista
- Maron El Kik - Especialista
- Murialdo Gasparet - Doutor
- Nilda Maria Rebel Albernaz Monteiro – Especialista
- Patrícia Junqueira Ferraz Baracat - Mestre
- Sileno Martinho Silva Ribeiro – Especialista
- Sileno Martinho Silva Ribeiro Junior - Mestre
- Teresa Carmelita Barbosa Freitas - Mestre
- Vania Machado Seabra Puglia – Mestre
A estrutura Didático Pedagógica e Profissional corresponde a:
- Clínica Escola com atendimento gratuito, social e particular que permitem o aluno exercitar a prática de todas as teorias aprendidas em sala de aula.
- Laboratórios Específicos
- Ciências Básicas: anatomia, histologia, imunologia, fisiologia, cinesiologia
- Ciências profissionalizantes: Terapia manual, Cinesioterapia, UTI, Hidroterapia, Pilates, Reabilitação em disfunções traumáticas, ortopédicas, neurológicas, pediátricas e atenção básica na saúde.
- Pesquisa e Extensão
- Projeto Universidade Bairro na comunidade Tamarindo
- Projeto de Iniciação científica: Análise eletromiográfica dos músculos da coxa em diferentes posições de agachamento.
Links Relacionados
www.crefito2.org.br
www.coffito.or.br
www.sonafe.org.br
www.sbb.org.br
www.sarah.br