MBA em Gestão e Auditoria Ambiental
Duração: 18 meses
Dias e horários das aulas:
Sexta-feira: 18h30 às 23h
Sábado: As aulas acontecem em 2 sábados no mês, de 8h às 13h.
Investimento: 18 parcelas no valor de R$ 320,00
Coordenação
Frank Pavan de Souza
- Doutorando em Engenharia Civil - UFRJ
- Mestre em Engenharia Ambiental - Instituto Federal Fluminense IFF/RJ.
- Especialista em Direito Ambiental (UNOPAR)
- Especialista em Direito Processual Civil – Centro Universitário do Espírito Santo
- Graduação em Direito - Centro Universitário do Espírito Santo
- Experiência na área jurídica ambiental e Gestão de Recursos Hídricos. Membro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ABES. Consultor Empresarial na área Jurídica Ambiental (Licenciamento Ambiental. Outorgas para uso da água. Elaboração de EIA/RIMA, Avaliação de Impactos Ambientais, Perícias, Recursos e Estudos Ambientais). Auditor Líder ISO 14.001. Membro Titular do Comitê do Baixo Paraíba do Sul 2011/2013.
Público Alvo
O Curso se destina a profissionais liberais, líderes, gerentes e gestores de organizações públicas e privadas, bacharéis e licenciados em áreas multidisciplinares, que lidem com projetos de qualquer natureza ou área de atuação ou que tenham responsabilidade pela implementação de mudanças nas organizações.
Proposta do Curso
Preparar o aluno para atuar na área de gerenciamento ambiental, levando em consideração as atividades industriais e empresariais da região.
Objetivos
O principal objetivo do curso é propiciar uma formação que habilite o profissional a compreender o meio natural, social, político, econômico e cultural no qual está inserido, e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente. Dando suporte ao profissional para atuar nas áreas de gerenciamento e consultoria ambiental, com enfoque para a NBR ISO 14.001 (SGA).
Estrutura curricular
- 1 Legislação e Políticas Ambientais
- Gestão de Unidades de Conservação e Biodiversidade
- Gestão de Recursos Hídricos
- Saneamento Ambiental
- Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos
- Introdução a Poluição Ambiental aos Recursos Naturais e à Sustentabilidade
- Visita Técnica I
- Avaliação Econômica de Recursos e Danos Ambientais
- Sistema de Gestão Integrada: qualidade, saúde e meio ambiente.
- Elaboração de Projetos Ambientais
- Avaliação de Impacto e Licenciamento Ambiental
- Programas de Recuperação de Áreas Degradadas
- Diretrizes para Projetos
- Visita Técnica II
- Empreendedorismo e Gestão Participativa
- Avaliação Corporativa: riscos Ambientais na indústria
- Auditorias e Certificação Ambiental com base na NBR ISO 14.001
- Mesa Redonda
- Orientação para Projetos
- Projeto Aplicado
Inscrições
Local: Secretaria do ISECENSA
Horário: de 2ª a 6ª feira, das 14h - 22 h
Sábado: das 8h - 12 h