Logo ISECENSA/Página Inicial
Psicopedagogia com Ênfase em Neuroaprendizagem

Psicopedagogia com Ênfase em Neuroaprendizagem

* Em caráter excepcional, enquanto houver autorização do MEC para a substituição das disciplinas presenciais, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, as aulas serão realizadas online e ao vivo pela plataforma Google For Education.
 
Duração: 18 meses
 
Dias e horários das aulas:
Sexta-feira (semanalmente), de 18h às 22h30.

Carga horária: 360h/a

Investimento: 18 prestações de R$ 300,00. 
4 módulos de 4 meses e 1 módulo de 2 meses

Coordenação: Dra. Luzia Alves de Carvalho
• Doutora em Ciências Políticas e Sociologia – UPSAM/Madrid
• Mestre em Educação – PUC/RJ
• Especialista em Psicopedagogia, Supervisão e Orientação Educacional
• Formadora I nos Programas de Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feurstein – Hadassah-Wizo-Canada, Research Institute-Jerusalém/Israel.

Público Alvo: 
Graduados em pedagogia, psicologia, professores com licenciatura plena, profissionais da educação e da saúde que tenham interesse em ampliar os seus conhecimentos sobre as dificuldades de aprendizagem. 
 
Proposta do Curso:
A psicopedagogia vem se constituindo como uma área de estudo necessária e imprescindível no mundo moderno. Atua em diferentes contextos, institucionais ou não. Lida com o processo de aprendizagem do ser, em sua normalidade e também com questões relativas à aprendizagem do conhecimento e às defasagens ou transtornos que possam afetá-los. Tem-se constituído como espaço plural e multidisciplinar para o conhecimento articulado entre o psíquico, o cognitivo e o sócio-afetivo e suas relações com a gênese da aprendizagem. Contribui para a inclusão escolar bem sucedida de crianças com necessidades especiais quando suas dificuldades e/ou transtornos são detectados ainda cedo e trabalhados em sintonia com a professora em sala de aula.
O curso de psicopedagogia capacita eduformadores para atuação clínica, institucional e preventiva. Nas instituições (escolar ou empresarial) atua identificando a fragilidade e intervindo sobre elas no sentido de proporcionar às pessoas que aí convivem, ambientes e relações saudáveis em vista da harmonia e bem estar de todos.
Na clínica realiza diagnóstico e intervenção em vista do equilíbrio psíquico e sócio-afetivo, tratamento de distúrbios ou transtornos de aprendizagem, orientação para superação de transtornos comportamentais e dificuldades de relacionamento humano, entre outros.
 
Objetivos:
• Capacitar profissionais da educação e áreas afins, com abordagem teórico-metodológicas da psicopedagogia e neuroaprendizagem que subsidiem ações pedagógicas ao atendimento das pessoas com dificuldades e transtornos de aprendizagem, nos diferentes níveis e modalidades de ensino.
• Explicar o diálogo entre a neurociência, psicologia e a pedagogia, através do conhecimento das relações neuropsicopedagógicas inerentes ao processo de aprendizagem;
• Entender como ocorrem os mecanismos cerebrais referentes à aprendizagem, memória, linguagem, aos sistemas sensoriais e motores, atenção, emoções, ao comportamento, entre outros;
• Especificar o processo de ensino-aprendizagem neural, identificando quais as melhores formas de ensinar e potencializar a aprendizagem;
• Compreender as bases neurocientíficas dos processos de aprendizagem;
• Identificar os principais transtornos do desenvolvimento que podem prejudicar a aprendizagem;
• Desenvolver e aplicar, na prática diária de ensino, conhecimentos e estratégias neurocientíficas que garantam um melhor processo de ensino-aprendizagem.
 
Estrutura Curricular: 
1- Introdução a Piscopedagogia
2- Teorias e práticas Psicopedagógicas
3- Introdução aos problemas de aprendizagem e fracasso escolar
4- Fundamentos da Neurociências aplicados à pedagogia
5- Neuroaprendizagem e atuação psicopedagógica
6- Funções cognitivas, executivas e matacognitivas: implicações na aprendizagem
7- Aspectos psicológico do processo educacional
8- Etiologia dos transtornos de aprendizagem e as síndromes
9- Linguagem, Dislexia, Discalculia e Disortografia
10- O cérebro da geração digital e aprendizagem
11- Avaliação e intervenção em linguagem – leitura e escrita
12- Avaliação e intervenção em linguagem matemática
13- Relações pessoais e ética profissional
14- Oficinas e aplicação de testes
15- Seminário de Atualização
16- Diretrizes para projetos
17- Orientação para projetos
18- Projeto aplicado
 
INSCRIÇÕES

Pré-matrícula 
Local: Secretaria do ISECENSA
Horário: de 2ª a 6ª feira, das 14h - 22h
Sábado: das 8h - 12h

WhatsApp