ISEADM se destaca na região pela utilização de recursos tecnológicos nas aulas virtuais

Após o seminário ministrado pela Agência ISECENSA de Inovação, em maio, os professores do ISEADM aprimoraram a utilização de novas tecnologias nas aulas virtuais. Mais de 20 novas tecnologias foram implantadas para dinamizar o conteúdo das aulas, no primeiro semestre de 2020.

Para as disciplinas Tecnologias da Informação, Metodologia para a Tomada de Decisão e Lógica e Programação são utilizados o Mentimeter para interação durante uma apresentação, no qual os alunos podem responder a questionamentos do que foi exposto em tempo real.

VisualG, Lindo e o Excel permitem que o professor execute o algoritmo e as planilhas compartilhando sua tela. Já o Lucidchart e DIA permitem que os alunos executem de forma digital os conceitos de fluxogramas e organogramas com apenas um cadastro no site da aplicação ou no APP. Para as disciplinas de Métodos Quantitativos, Contabilidade Gerencial, Análise de Cenários Econômicos, Análise Gerencial de Custos e Administração Financeira são utilizados o Geogebra, uma calculadora gráfica de Matemática Dinâmica que permite visualizar gráficos de várias funções em um mesmo sistema de eixos e seus pontos principais.

Phet Colorado que permite visualizar a influência dos coeficientes da função na construção do gráfico da função. No caso da parábola, a simulação gera informações sobre os seus pontos principais.

HP-12c online permite que sejam realizados cálculos contábeis e financeiros de forma facilitada projetando a tela em tempo real junto com os alunos. Para disciplinas de Marketing, Recursos Humanos, Logística, Gerência de Projetos Teoria Geral da Administração, Empreendedorismo, Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis e Projeto Integrador são utilizados os recursos do google (planilhas, docs etc) para compartilhamento dos documentos para correção e agilidade na construção das pesquisas.

Mapas mentais para consolidação do conteúdo trabalhado em aula, no qual os alunos vão construindo as ligações juntamente com o professor, criando interação e fixação do conteúdo. A utilização de Infográficos e do Canva também estão sendo utilizados para dinamizar a forma de apresentar conteúdo.

Outra ferramenta muito utilizada foi Canvas App que permite gerar um Modelo de Negócios para a construção rápida e compartilhada pela nuvem entre os alunos. Os softwares Similarweb e SEMrush também são utilizados para explicar tráfego web, comparar e fazer reconhecimento do público-alvo de um negócio.

Jamboard é um quadro interativo com diversas ferramentas de edição que permite rabiscar no quadro, inserir figuras, notas e exibir apresentações que podem ser acessados pelo tablet, smartphone e ainda estar disponível na plataforma Google.  O uso de uma caneta ajuda bastante a fazer anotações na tela.

Krisp permite melhorar o áudio da sala de aula virtual pois bloqueia os ruídos de fundo inevitáveis como som de ambulância, motocicleta, latido de cachorro entre outros. O uso do Kahoot em sala de aula permite um ambiente de aprendizagem na plataforma com a criação de questionário e quiz interativo.

Além disso, outra ferramenta muito utilizada foi o YOUTUBE com a produção de conteúdo, gerados pelos próprios alunos, como alternativas para tempos de pandemia. Entretanto, vale ressaltar que além dos recursos de softwares e Apps utilizados, os professores também adotaram recursos de apoio para a infraestrutura das aulas com a utilização de mesas digitalizadoras. Tais tecnologias auxiliam tanto os professores checarem a aderência do conteúdo trabalhado em sala quanto os alunos por deixar o ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interativo.