Logo ISECENSA/Página Inicial
ISECENSA comemora o sucesso do VII CICC

ISECENSA comemora o sucesso do VII CICC

O ISECENSA encerrou a sétima edição do CICC - Congresso Internacional do Conhecimento Científico, na noite de 24 de setembro, comemorando o sucesso do evento. Foram cinco dias de intensa programação abordando as perspectivas pós-pandemia nas áreas da ciência e inovação.

Com números impressionantes, o congresso reuniu palestrantes de 14 países, em 91 palestras, 84 minicursos, 38 apresentações orais e sete mesas redondas. Gratuito e virtual, foram utilizadas três plataformas digitais para difundir conhecimento para os alunos, que contaram com uma programação exclusiva pelo Google Meet, e também para a comunidade, que pôde usufruir pelo Instagram e YouTube da instituição.

O evento, que abrigou também o VI Seminário P&B, teve início na segunda-feira, 20 de setembro, às 16 horas, no Google Meet, com a palestra "Ciência como agente propulsor da inovação", ministrada pela DSc. Ekaterina Emmanuil Inglesis Barcellos. Logo após, a programação migrou para o Youtube. A abertura oficial atingiu 1.400 visualizações ao vivo e 7,1 mil em menos de 24h.

Ir. Rosa Idalia Pesca e Beth Landim, respectivamente diretora geral e vice-diretora, abriram a noite, dando boas vindas ao público e falando sobre a importância da ciência, da inovação e do conhecimento. Ir. Suraya Benjamin Chaloub, diretora emérita, foi homenageada pela concretude desse sonho, os Institutos Superiores de Ensino do CENSA, idealizado há 24 anos.

“Nestes 20 anos de existência, buscamos sempre o melhor, o mais ousado para nossos alunos e para a sociedade. Saberes conquistados no aprofundamento da própria história, na partilha de conhecimentos, na comunicação que quebra barreiras culturais, que altera o deslocamento de fronteiras e amplia a rede de solidariedade”, disse Ir. Rosa Idalia.

Também participando da acolhida, Ir. Teresinha Ambrosin, inspetora da Inspetoria Madre Mazzarello, e Ir. Ivone Goulart, coordenadora do âmbito da Pastoral Juvenil e do Ensino Superior das FMA, parabenizaram a inciativa do ISECENSA. A música veio logo a seguir, com Luciana Ribeiro e os irmãos Marina e Hugo Andrade, todos ex-alunos do CENSA e do ISECENSA.

"A força da fé e do perdão na construção da cultura da paz" foi a palestra da noite, com Dr. Gustavo e Dra. Dila Póvoa enchendo os corações de esperança com um emocionante testemunho de fé baseado em suas experiências pessoais. A mesa redonda "O que aprendemos com a COVID até agora?", com os especialistas Dr. Maron El Kik, Dra. Camila Ziccard El Kik, MSc. Luciano Chicayban e DSc. Anderson Pontes Molares, finalizou a programação aberta do primeiro dia, trazendo preciosas informações sobre esse tema tão atual e importante. Para os acadêmicos da instituição, a noite ainda continuou com a apresentação de banners, pela plataforma Google for Education.

A palestra magna, "Campeões não nascem prontos", foi proferida no segundo dia, pelo o ex-atleta Joel Jota. Professor, ex-coordenador do Instituto Neymar e autor de vários livros, o convidado ressaltou a importância de professores motivadores e da educação na sua história de sucesso."

"Foram cinco dias de grandes oportunidades de conhecimento e atualização para os 2.837 inscritos no evento. Testemunhamos ciência sendo acolhida pelos alunos e pela comunidade. Isso é o que nos interessa”, pontuou Maria das Graças Freire, coordenadora geral do CICC. Além de abranger temas relacionados aos 11 cursos oferecidos pela instituição, o congresso também lembrou e contemplou os mais jovens, ainda no ensino médio. Para eles foram direcionadas as palestras dos professores Marlon Rios, Natan Azevedo e Jean Marie sobre o ENEM, e sorteadas 3 bolsas de estudo para ingresso em 2022, válidas durante todo o curso.

A parte tecnológica foi coordenada e executada pela Agência de Inovação do ISECENSA. "Fizemos uma pesquisa para definir as plataformas que utilizaríamos neste evento, procurando manter a pessoalidade, característica marcante do ISECENSA, mesmo sendo online. Por isso optamos pela execução das atividades no Instagram, no Workspace fabrication do Google Meet e YouTube. Tudo foi transmitido daqui, com a ajuda dos alunos da instituição. Foi um desafio, colocamos nossa expertise à prova e estamos orgulhosos com o resultado " ,explicou Pompilio Reis, um dos responsáveis pela Agência.

"Esse sucesso é fruto do trabalho de pessoas que acreditam e investem no conhecimento, e que têm como objetivo multiplicá-lo para o enriquecimento humano e social. Assumimos esse compromisso com nossos alunos e com a comunidade e nos orgulhamos de honrá-lo durante esses 20 anos de trabalho incansável", concluiu a vice-diretora Beth Landim.

Compartilhe: