Pedagogia em debate sobre Supervisão Pedagógica

Na semana em que comemora-se o Dia do Pedagogo, 20 de maio, o curso de Pedagogia do ISECENSA aprofundou-se no estudo sobre "Supervisão Pedagógica no cotidiano das escolas particulares e públicas". O projeto envolveu as disciplinas de Formação Profissional e Estágio e Prática Profissional V, além da própria Supervisão Pedagógica, em vários encontros sobre o tema. O primeiro, realizado em 18 de maio, teve como convidada a Supervisora Pedagógica da Secretaria de Educação da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, Ângela Fonseca, que também tem experiência como coordenadora pedagógica de escola particular. Em um bate papo com os alunos, Ângela falou sobre o papel do supervisor na rede municipal de Campos e sua atuação em tempos de pandemia, fazendo uma breve reflexão comparativa com a realidade da rede particular. No segundo encontro, os acadêmicos receberam Arnaldo Teles, supervisor e coordenador pedagógico do Ensino Médio do CENSA, que apresentou o cotidiano do profissional no Ensino Médio, destacando a importância da atenção ao ENEM e vestibulares e ao relacionamento com professores, alunos e pais. A coordenadora Tamiris Viana Manhães, ex-aluna do Curso de Pedagogia do ISECENSA, encerrou o projeto. Compartilhando um pouco do dia a dia de seu trabalho, a convidada apresentou temas de grande relevância como a formação continuada de professores, estruturação do Ensino Médio nos itinerários formativos e abordagens do trabalho com alunos portadores de Necessidades Educativas Especiais.

Muito participativos, os alunos foram unânimes em ressaltar a importância da atividade, que estabeleceu um link entre a teoria e a prática profissional. "Foram excelentes contribuições para nossa formação", disse a aluna Julia Caldas.