Zero Aedes
Ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti realizadas pelo ISECENSA
O ISECENSA inicia seu Programa de Combate e Prevenção ao Aedes aegypti através de reuniões entre os cursos das diferentes áreas acadêmicas, em conjunto com o Centro de Pesquisa e Pós Graduação da Instituição.
O Programa intitulado “ZERO Aedes” tem o objetivo de mobilizar a comunidade acadêmica, bem como sociedade civil, no sentido de traçar ações que minimizem os impactos da atual epidemia que atravessamos e estabelecer metas de médio e longo prazo na prevenção de possíveis epidemias futuras.
Dentre as ações relacionadas ao Programa, fazem parte da programação: capacitação de acadêmicos, profissionais de saúde e comunidade em geral, para que sejam veículos de informação em suas comunidades e ações internas e externas de combate aos focos e prevenção dos criadouros de mosquitos.
As diferentes ações demonstram a preocupação do ISECENSA com uma epidemia que pode gerar sérios desdobramentos de saúde para a população e reflete a responsabilidade social junto à população.
O Programa já conta com as seguintes atividades:
Dia 07 de março, às 14 horas – Ação de educação em saúde, conscientização da população e busca ativa de focos e criadouros de mosquitos na Comunidade Tamarindo. Estão envolvidos nesta ação alunos e professores do curso de Enfermagem do ISECENSA.
Dia 21 de março às 19 horas – Ação de educação em saúde, conscientização e demonstração de ambientes propícios à proliferação do mosquito, além da observação microscópica das larvas orientadas pelo LaqBio ISECENSA.
Local: Quadra coberta do CENSA. Estarão envolvidos alunos e professores do curso de Enfermagem e demais cursos do ISECENSA.
Dias 04 e 05 de abril – Capacitação “Zero Aedes: conhecer para prevenir”, com palestras de professores e especialistas convidados. O curso será aberto à comunidade acadêmica, com inscrições através do Centro de Pesquisa e Pós Graduação do ISECENSA. Será conferida certificação aos participantes do evento.