O Trabalho de Curso (TC), devidamente institucionalizado, é um componente obrigatório da estrutura curricular do Curso de Graduação em Direito do ISECENSA e dispõe de uma carga horária total de 80 horas. O TC está devidamente normatizado através de regulamentação própria, “Regulamento do TC do Curso de Graduação em Direito” e deve ser cumprido pelo graduando, visando o desenvolvimento de um artigo científico como atividade de síntese das vivências do aprendizado, adquiridas ao longo do curso.
A realização do TC envolve a elaboração de um projeto de pesquisa, desenvolvimento da pesquisa em forma de artigo científico e sua apresentação oral perante a banca examinadora. A defesa oral perante a banca é obrigatória na IES, tendo como objetivo ser mais uma oportunidade de aprendizado ao aluno que encontra nessa atividade um exercício prático da exposição e defesa de suas ideias, concepções e argumentação teórica.
O projeto de pesquisa, assim como o TC, deverá seguir, na sua estrutura formal, os critérios técnicos estabelecidos pelo Manual de Normatização do ISECENSA, que faz referência às regras da ABNT, atualizado periodicamente pelo Centro de Pesquisa e disponível no site e na Biblioteca da Instituição com vista franqueada a todos, servindo de apoio fundamental à produção dos trabalhos.
A versão definitiva do TC, devidamente aprovado pela Banca Examinadora, será armazenada no banco de dados da Instituição e disponibilizados na Internet a todos os discentes.