Logo ISECENSA/Página Inicial
Estágio

Estágio

A estrutura curricular do Curso de Direito do ISECENSA dispõe, para a realização do Estágio Curricular Supervisionado, de uma carga horária de 300 horas, que são distribuídas entre os 7º e 10º semestres letivos, como Prática Jurídica I, II, III e IV. A partir da Prática Jurídica II, o aluno terá a oportunidade de dar maior ênfase à especialização que pretende seguir profissionalmente.
 
O Estágio curricular supervisionado está devidamente normatizado, através de regulamentação própria, “Regulamento de Estágio do Curso de Direito do ISECENSA”, e suas atividades deverão obedecer ao regulamento específico, que encontra-se no anexo deste Projeto Pedagógico.
 
A IES possui diversos convênios para realização desses estágios com órgãos públicos, como o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Prefeituras Municipais de Campos dos Goytacazes, Presidente Kenedy, São João da Barra, Marataízes e Cardoso Moreira e com empresas privadas, como o Grupo Barcelos, Prumo Logística - empresa que administra o Porto do Açu, NOV e Technip. 
 
Através dos convênios já existentes e das futuras parcerias que poderão ser criadas, o aluno do Curso de Direito do ISECENSA terá oportunidade de vivenciar na prática o efetivo exercício da profissão, para que ao atuar no mercado de trabalho, possa desenvolver suas atividades com competência. 
 
Por fim, ressalta-se que a coordenação do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito do ISECENSA irá manter constante diálogo com os órgãos, entidades e empresas parceiras a fim de que as práticas de estágio sejam frequentemente atualizadas e tenham importante relação com a realidade prática do ambiente de estágio.
 
O ISECENSA ainda cumprirá a diretriz relativa à obrigatoriedade das atividades complementares com a certeza de que esse é um importante espaço para o desenvolvimento do aluno, estimulando a prática de estudos independentes, opcionais, transversais, interdisciplinares, de permanente e contextualizada atualização profissional específica, integrando-as às diversas particularidades regionais e culturais, temas relativos à História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, Direito Previdenciário, Propriedade Intelectual, Crimes de Informática, Direitos Humanos, Educação Ambiental e Sustentabilidade, Educação das Relações Étnico-raciais, Federalismo Fiscal, Direito da Integração, Direito Bancário, Licitações, entre outros.
 
Em razão da importância dessa atividade curricular, o ISECENSA investirá na oferta de inúmeras atividades extraclasse para que seus alunos tenham opções variadas no cumprimento da carga horária obrigatória em atividades complementares, incluindo pesquisa, extensão, seminários, simpósios, congressos, conferências, monitoria, projetos de iniciação científica, visitas técnicas, disciplinas optativas e disciplinas oferecidas em outros cursos da própria IES. Esse é um importante diferencial do ISECENSA face aos demais cursos de Direito da região.
 
O curso conta, inclusive, com uma sala de Simulação, que oportuniza a experiência prática e real ao aluno, através da simulação de diversas atividades afins ao curso de Direito como simulações de audiências, consultorias jurídicas, processos de licitação, mediação e arbitragem, entre outras. O ambiente é devidamente projetado para este fim, contando com uma parede divisória que impede a visão dos alunos praticantes a quem está os assistindo. Por outro lado, quem assiste, consegue visualizar e ouvir o que acontece dentro da sala de simulação, através de sistema de som e fones de ouvido. A prática é uma iniciativa inovadora e será incorporada pelo curso de direito nas suas variadas disciplinas.
 
A oferta de atividades extraclasse estará organizada em áreas de conhecimento, o que permitirá aos alunos que assim desejarem o aprofundamento em área de seu interesse, experimentando uma formação ampla, plural e complementar. O ISECENSA estabelecerá as normas por meio do Regulamento das Atividades Obrigatórias do Curso de Direito.