Sobre o ISECENSA
Mantenedora
O Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA) foi fundado em 18 de fevereiro de 1925, por solicitação do Administrador Apostólico da Diocese de Campos, D. Henrique Mourão. O CENSA é uma instituição de direito privado, de natureza associativa, sem fins lucrativos, vocacionada a uma “missão educativa”, que tem como marca o mais arraigado espírito de liberdade e respeito individuais conjugado com um projeto de comunhão social a serviço da vida.
O ISECENSA está ancorado a uma história centenária de tradição em educação de qualidade.
Instituição confessional salesiana, o CENSA é parte integrante do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora ou Salesianas de D.Bosco, criado em 1872, em Mornese, Itália e hoje sediado em Roma. Constitui, nele e com ele, uma “rede mundial de educação e solidariedade” inserida em múltiplos contextos culturais espalhados em 87 países dos cinco continentes.
No ano de 2002, o CENSA ampliou seu raio de atuação educacional para o Ensino Superior com um projeto de criação dos seus Institutos Superiores de Ensino (ISECENSA), organizado com quatro áreas de abrangência: educação, saúde, ciências sociais aplicadas e tecnologia.
O ISECENSA nasce para o ensino superior com a pretensão de contribuir, nos limites de sua atuação possível, prioritariamente regional, para o enfrentamento do hiato entre o avanço científico e tecnológico e a capacidade de reação e de reorganização dos equipamentos, serviços e instituições sociais para o trato da nova realidade, unindo os avanços da ciência e da tecnologia com os princípios de uma vida substantivamente significativa e feliz, que exige uma formação ética cidadã – característica secular da educação salesiana.
No ano de 2021, o ISECENSA comemorou 20 anos de fundação, com agradecimento especial, in memorian, à Ir. Suraya Chaloub, grande empreendedora e fundadora do ISECENSA.
Infraestrutura
O ISECENSA acredita que ensinar é um processo complexo, onde o aluno precisa vivenciar o conhecimento. A teoria alinhada com a prática permite que nossos alunos se preparem melhor para os desafios de suas profissões. E é por isso que o ISECENSA investe constantemente em salas de aula inovadoras e laboratórios devidamente equipados.
Guiado por nossos alunos, você pode assistir a um tour pelo ISECENSA. Aproveite e conheça nosso canal no YouTube.
Direção do ISECENSA
DIRETORA GERAL
Ir. Rosa Idalia Pesca
Somos uma instituição salesiana comprometida com o agir solidário que tem como missão oferecer um ensino de excelência em uma infraestrutura completa. Somos uma instituição formada por profissionais que se empenham diariamente para desenvolver pesquisas, novas tecnologias e acima de tudo, manter o compromisso do diálogo, da ética e a criticidade sadia com cada indivíduo.
VICE-DIRETORA
Elizabeth Landim
O ISECENSA tem como missão formar cidadãos e profissionais capacitados e comprometidos com a comunidade. Somos empenhados em desenvolver ciência, cultura, bem como produzir e disseminar o conhecimento a partir de atividades de ensino, pesquisa e extensão, que, baseadas no pluralismo e debate democrático, priorizam a reflexão, o crescimento e enriquecimento humano da sociedade.
Acreditamos que só assim formaremos um profissional qualificado e humanizado que, com certeza, será destaque no mercado de trabalho e fará a diferença na construção de uma sociedade mais justa e melhor. Juntos, somos um grande time!
Estrutura Organizacional do ISECENSA

Diretora Geral
Ir. Rosa Idalia Pesca

Diretora Emérita
Ir. Suraya Benjamin Chaloub

Vice-Diretora
Elizabeth Landim Gomes Siqueira

Gerente Administrativo
Sérgio Julião Siqueira

Secretária Geral
Eleonora Maria Chagas Martins

Secretária Adjunta
Rafaela Barbosa Prates

Laboratorista
Ricardo Antônio Pereira dos Santos

Bibliotecária
Glauce Virgínia Motta Régis

Instituto Superior de Educação do CENSA
Renovação de Recredenciamento Portaria nº 1.232, de 22/11/2018, publicada no DOU de 23/11/2018.

Instituto Tecnológico e das Ciências Sociais Aplicadas e da Saúde do CENSA
Renovação de Recredenciamento Portaria nº 757, de 09/08/2018, publicada no DOU de 10/08/2018.

​​Comissão Própria de Avaliação (CPA)
Considerando que a Avaliação Institucional envolve campos distintos e considerando também a relevância da reflexão crítica sobre a operacionalização do processo, constituiu-se em 2006 uma Comissão Própria de Avaliação (CPA) com a finalidade de “planejar e organizar as atividades, manter o interesse pela avaliação, sensibilizando a comunidade e fornecendo assessoramento aos diferentes setores da IES, e refletir sobre o processo” (SINAES). A atual CPA do Instituto Superior de Educação do CENSA foi estabelecida conforme Portaria Nº 13/2023 e conta com membros representando os três segmentos que compõem a comunidade acadêmica – docentes, técnico-administrativos e discentes, bem como a sociedade civil organizada.
A CPA do Instituto Tecnológico e das Ciências Sociais Aplicadas e da Saúde do CENSA foi estabelecida conforme Portaria Nº 12/2023 e, da mesma forma, conta com membros, representando os três segmentos que compõem a comunidade acadêmica – docentes, técnico-administrativos e discentes, bem como a sociedade civil organizada. O processo de auto-avaliação institucional desses dois institutos é feito de forma conjunta, uma vez que ambos estão subordinados à mesma mantenedora, o CENSA – Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, e portanto à mesma política institucional e educacional.
A CPA possui autonomia para a condução dos trabalhos de avaliação institucional e elaboração dos relatórios parciais e finais. No entanto, cabe ressaltar que para melhor encaminhamento das ações propostas busca realizar um trabalho integrado à gestão acadêmica e administrativa da instituição.
Portaria Nº 12/2023 CPA ITCSAS

Portaria Nº 13/2023 CPA ISEd

Auto Avaliação ITCSAS/2022-Parte 1
Auto Avaliação ITCSAS/2022-Parte 2
Auto Avaliação ITCSAS/2022-Parte 3
Auto Avaliação ITCSAS/2022-Parte 4
Auto Avaliação ITCSAS/2022-Parte 5
Auto Avaliação ISEd/2022-Parte 1
Auto Avaliação ISEd/2022-Parte 2
Auto Avaliação ISEd/2022-Parte 3
Auto Avaliação ISEd/2022-Parte 4
Auto Avaliação ISEd/2022-Parte 5