Engenharia de Produção
Sobre o curso
O mercado está em franca expansão para o Engenheiro de Produção, que tem perfil multidisciplinar, sólida base técnica e comportamental, além de visão para solucionar problemas de maneira sistêmica e global. No mercado de trabalho, a cada momento, surgem novas especialidades que ampliam o campo de atuação desse profissional.
Atualmente, são 10 as áreas abrangidas pela Engenharia de Produção, de acordo com a ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção, em que o engenheiro pode atuar e se especializar: Engenharia de Operações e Processos de Produção, Logística, Pesquisa Operacional, Engenharia da Qualidade, Engenharia do Produto, Engenharia Organizacional, Engenharia Econômica, Engenharia do Trabalho, Engenharia da Sustentabilidade e Educação em Engenharia de Produção.
O engenheiro de produção é muito versátil, profissional essencial para atual dinâmica econômica baseada na inovação.
Atualmente, são 10 as áreas abrangidas pela Engenharia de Produção, de acordo com a ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção, em que o engenheiro pode atuar e se especializar: Engenharia de Operações e Processos de Produção, Logística, Pesquisa Operacional, Engenharia da Qualidade, Engenharia do Produto, Engenharia Organizacional, Engenharia Econômica, Engenharia do Trabalho, Engenharia da Sustentabilidade e Educação em Engenharia de Produção.
Primeiro lugar.
O ISECENSA É 1º LUGAR ENTRE AS PARTICULARES DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
ÍNDICE GERAL DE CURSOS (IGC) – AVALIAÇÃO DO INEP
Jovem negra feliz com conquista do ISECENSA.
Estude no ISECENSA
Você tem que fazer Engenharia de Produção aqui!
Conexão com o mercado
Traduzimos as demandas reais das empresas com o objetivo de serem solucionadas em sala de aula, solidificando o processo de ensino-aprendizagem, a partir de metodologias ativas baseadas no aprendizado por problemas e projetos.
Disciplinas modernas
O curso conta com uma matriz curricular moderna e flexível, ajustada às necessidades locais, regionais e globais. No ISECENSA, os alunos estudam Marketing Digital, Mercado Financeiro e Investimentos, Fabricação Digital, entre outras.
Espaços de aprendizagem
São diversos os ambientes projetados para o contexto de cada prática acadêmica, como o Makerspace, espaço de Coworking, laboratório de Administração da Produção, além dos laboratórios.
Estude no ISECENSA
Você tem que fazer Engenharia de Produção aqui!
Uso de softwares
O ISE investe em laboratórios de alta complexidade para capacitar os alunos no uso de técnicas e ferramentas da ciência da computação, permitindo que identifiquem falhas e criem soluções para uso dos sistemas nas empresas.
Visitas técnicas
O curso conta com inúmeros parceiros, dentre eles: fábricas e empresas da região. Os alunos têm a oportunidade de conhecer esses espaços e aprender na prática, tangibilizando os conteúdos trabalhados em sala de aula.
Muitas vagas para estágio
O aluno do ISE tem a oportunidade de concorrer a um grande número de vagas de estágio e emprego que são disponibilizadas de acordo com o perfil do curso. Você já sai da graduação com contato no mercado de trabalho.
O que as pessoas falam
sobre o Curso de Engenharia de Produção do ISECENSA
Foto da aluna Samira Viana.
Samira Viana
ALUNA
sparkles_2728
Cursar Engenharia de Produção é um sonho, e o ISE fez com que se tornasse uma experiência única. Sou muito grata a toda base, infraestrutura e as oportunidades que nos proporcionam: estágio, participação em congressos internacionais, projetos e eventos.
Foto do aluno Arthur Granato.
Arthur Granado
ALUNO
star-struck_1f929
Estudar Engenharia de Produção no ISE tem sido muito importante para minha vida profissional. Os professores são um grande diferencial da instituição, com uma metodologia de ensino voltada para o mercado de trabalho, onde o aluno está sempre preparado para diversas situações.
Foto da aluna Raissa Campos.
Raissa Campos
ALUNA
student-light-skin-tone_1f9d1-1f3fb-200d-1f393
Sou muito grata pela oportunidade que recebi no ISE, uma instituição completa que busca o sucesso de seus estudantes. Estar no curso de Engenharia de Produção é como realizar um sonho de infância e sei que momentos incríveis estão por vir.
Foto da aluna Talita Fernandes.
Talita Fernandes
ENGENHEIRA
chart-increasing_1f4c8
Cursar Engenharia de Produção no ISECENSA foi essencial para impulsionar a minha carreira profissional, pois adquiri conhecimentos e práticas com ferramentas que agora utilizo no mercado de trabalho.
SITE_DEPOIMENTOS (8)
Jeferson Souza
ENGENHEIRO
rocket_1f680
Aprender no ISECENSA foi uma experiência ímpar. Tive todo o suporte e infraestrutura para me desenvolver academicamente, cientificamente e profissionalmente, além de ter um excelente corpo docente.
SITE_DEPOIMENTOS (9)
Talita Ferraz
ENGENHEIRA
globe-showing-americas_1f30e
Estudar no ISE me possibilitou estagiar numa multinacional, além de participar do projeto ISEBAJA. Foram experiências importantes que me fizeram chegar hoje onde sempre sonhei.
Foto do Professor Pedro Mancinni.
Pedro Mancini
PROFESSOR
thumbs-up_medium-light-skin-tone_1f44d-1f3fc_1f3fc
Se você quiser pensar ou repensar o funcionamento de uma empresa, não existe melhor opção profissional que engenharia de produção. De um pequeno restaurante até grandes fábricas, você é capacitado para ter olhar crítico sobre desenvolver e inovar na produção.
Foto da Professora Rafaela Landim Gomes Siqueira.
Rafaela Landim
PROFESSORA
blue-heart_1f499
Em uma sociedade do consumo, trabalhar com engenharia exige se comprometer com o conhecimento; questionar processos e fazer a diferença nas empresas; Falar em ISECENSA é ter certeza de conhecimento de novas tecnologias, qualidade e inovação sempre.
Foto do Professor Alber Neto.
Alber Neto
PROFESSOR
briefcase_1f4bc
O aluno que escolhe a Engenharia de Produção do ISE encontra salas de aula e laboratórios muito modernos, encontra também práticas educacionais focadas na prática. O aluno do ISE torna-se um profissional muito relevante para o mercado de trabalho.
Engenharia de Produção
Quer saber mais sobre o curso?
Deixe seu contato que, em breve, retornamos.
Foto do Coordenador da Engenharia de Produção: Professor Pompilio Reis
Nosso coordenador
Pompilio Reis
Que tal criar produtos e negócios que impactam a sociedade? Gerenciar e liderar grandes organizações? Implementar soluções que melhoram os processos produtivos?
O Engenheiro de Produção garante que os produtos e serviços sejam entregues ao maior número de clientes, na qualidade necessária, através de um processo enxuto, que consome de forma racional os recursos de produção (materiais, homens, máquinas, informações).
O aluno de Engenharia de Produção percorrerá quatro grandes linhas de formação: Empreendedor, Gestor, Industrial e Soft Skills (competências socioemocionais), sempre conectado à tecnologia e às necessidades da sociedade.
.
.
Currículo do coordenador
Coordenador do Curso de Engenharia de Produção no ISECENSA e Coordenador da Agência ISECENSA de Inovação. É doutorando em Engenharia de Produção (UFF), mestre pelo Programa de Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão (IFF) e especialista em Gerenciamento de Projetos (MBA FGV). Formado em Engenharia de Telecomunicações (UFF) e em Engenharia de Produção (ISECENSA).
Nossos professores
Foto do Professor Alber Neto.
MESTRE
Alber Neto
Foto do Professor Alexandre Said Delvaux.
MESTRE
Alexandre Said Delvaux
Foto do Professor Sileno Martinho Silva Ribeiro.
MESTRE
Sileno Martinho Silva Ribeiro
Foto da Professora Elisangela Pimentel da Silva.
MESTRE
Elisangela Pimentel da Silva
Foto do Professor Etevaldo Marques Pessanha.
MESTRE
Etevaldo Marques Pessanha
Foto do Professor Francisco Léo de Assis Machado.
DOUTOR
Francisco Léo de Assis Machado
Pictograma que substitui foto de professor ou professora.
DOUTOR
Frank Pavan de Souza
Foto da Professora Geanni Barbosa da Silveira e Silva.
DOUTORA
Geanni Barbosa da Silveira e Silva
Foto da Professora Geórgia Amaral Mothé.
DOUTORA
Geórgia Amaral Mothé
Foto do Professor Luiz Cláudio Vieira.
MESTRE
Luiz Cláudio Vieira
Foto da Professora Mara Regina dos Santos Barcelos.
DOUTORA
Mara Regina dos Santos Barcelos
Foto da Professora Márcia Valéria Azevedo de A. Ribeiro.
MESTRE
Márcia Valéria Azevedo de A. Ribeiro
Foto da Professora Maria Eugênia Vasconcelos.
MESTRE
Maria Eugênia Vasconcelos
Pictograma que substitui foto de professor ou professora.
MESTRE
Moisés Pereira da Silva
Foto do Professor Pedro Cesar Gomes Neto.
MESTRE
Pedro Cesar Gomes Neto
Foto do Professor Pedro Mancinni.
MESTRE
Pedro Mancinni
Foto do Professor Pompilio Guimarães Reis Filho.
MESTRE
Pompilio Guimarães Reis Filho
Foto da Professora Rafaela Landim Gomes Siqueira.
MESTRE
Rafaela Landim Gomes Siqueira
Foto do Professor Romeu e Silva Neto.
DOUTOR
Romeu e Silva Neto
Foto do Professor Saulo Jardim de Araujo.
MESTRE
Saulo Jardim de Araújo
Matriz curricular
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.
Trabalho de Conclusão de Curso
TCC
Os projetos de conclusão apresentados abordam temas atuais e relevantes para a engenharia de produção, como práticas e ferramentas da filosofia lean manufacturing, gestão de processos de negócios, business intelligence, ferramentas de planejamento estratégico e metodologias para aprendizagem ativa nas engenharias entre outros.
As bancas contam com a participação de membros externos, especialistas em suas áreas de atuação, que podem avaliar e contribuir para a evolução das pesquisas. A qualidade dos projetos explicita a maneira que estes conceitos estão sendo trabalhados em sala de aula. Abaixo alguns exemplos e trabalhos realizados pelos alunos.
TÍTULO
Aplicação do BPM em uma empresa fabricante de tubos flexíveis: uma análise comparativa
AUTOR
Vitor Barbosa Anderson
ORIENTADOR
Pedro Henrique Mancini de Azevedo
TÍTULO
Proposta de redução de tempo de setup da linha de extrusão com ferramentas do lean manufacturing: estudo de caso em uma empresa de dutos flexíveis
AUTOR
Jeferson de Souza da Silva
ORIENTADOR
Pedro Henrique Mancini de Azevedo
TÍTULO
Das salas de aula às empresas: a contribuição das metodologias ativas na formação do engenheiro
AUTOR
Letícia Manhães Pessanha
ORIENTADOR
Pompilio Guimarães Reis Filho