Psicologia Junguiana
Objetivo
Instrumentalizar o pós-graduando a uma atuação eficaz na abordagem Junguiana; Possibilitar o contato com práticas e estudos de caso nas diversas atuações da clínica (crianças, adolescentes, adultos, casais, família, dependentes químicos e pacientes psiquiátricos); Estimular reflexões, questionamentos, imbricamentos sobre a atuação em Psicologia Junguiana, considerando-se todos os sentidos historicamente desvelados que condicionam a existência, culminado na produção de artigos científicos elaborados ao final do curso.
Público-alvo
Psicólogos.
Carga horária
Duração: 18 meses. Aulas sábados – 8h às 17h (2 sábados ao mês).
Quer saber mais sobre o curso?
Deixe seu contato que, em breve, retornamos.
Investimento
18 parcelas
Coordenação
Paulo Arthur Buchvitz
PHD em Psicologia Social e Psicanálise – UERJ; Doutor em Educação – Universidade de São Paulo; Mestre em Psicologia da Educação – PUC/SP; Graduação em Psicologia – Universidade Metodista de São Paulo.
Patrick Wagner de Azevedo
Doutor em psicologia pela UFF; Mestre em Cognição e Linguagem pela UENF; Pós-graduado em psicologia existencial e humanista (ISECENSA); raduação em Psicologia – Universidade Estácio de Sá; Graduação em Direito – Faculdade de Direito de Campos.
Estrutura curricular
  • Introdução Geral à Obra de Jung
  • Estrutura e dinâmica Psique
  • Psicopatologia e Psicofarmacologia
  • Psicologia Arquetípica
  • A tipologia de Jung
  • Mitologia e a Psicologia Junguiana
  • Psicopatologia do Ego
  • Individuação e desenvolvimento da personalidade
  • Interpretação dos Sonhos
  • Aspectos Clínicos na Estrutura e Dinâmica Psíquica
  • As Técnicas Expressivas na Clínica Junguiana
  • Transferência no Trabalho Clínico em Jung
  • Alquimia na Clínica Junguiana
  • Psicopatologia Arquetípica I
  • Psicopatologia Arquetípica II
  • Clínica Junguiana com crianças e adolescentes
  • Psicossomática em Jung
  • Diretrizes de Projetos
  • Projeto Aplicado
  • Orientação de Projetos
  • Supervisão de casos clínicos
  • Atendimentos Clínicos e Leituras Associativas