Psicopedagogia com Ênfase em Neuroaprendizagem
Objetivo
Capacitar profissionais da educação e áreas afins, com abordagem teórico-metodológicas da psicopedagogia e neuroaprendizagem que subsidiem ações pedagógicas ao atendimento das pessoas com dificuldades e transtornos de aprendizagem, nos diferentes níveis e modalidades de ensino; Explicar o diálogo entre a neurociência, psicologia e a pedagogia, através do conhecimento das relações neuropsicopedagógicas inerentes ao processo de aprendizagem; Entender como ocorrem os mecanismos cerebrais referentes à aprendizagem, memória, linguagem, aos sistemas sensoriais e motores, atenção, emoções, ao comportamento, entre outros; Especificar o processo de ensino-aprendizagem neural, identificando quais as melhores formas de ensinar e potencializar a aprendizagem; Compreender as bases neurocientíficas dos processos de aprendizagem; Identificar os principais transtornos do desenvolvimento que podem prejudicar a aprendizagem; Desenvolver e aplicar, na prática diária de ensino, conhecimentos e estratégias neurocientíficas que garantam um melhor processo de ensino-aprendizagem.
Público-alvo
Graduados em pedagogia, psicologia, professores com licenciatura plena, profissionais da educação e da saúde que tenham interesse em ampliar os seus conhecimentos sobre as dificuldades de aprendizagem.
Carga horária
360 horas (18 meses) com aulas semanais (sexta-feira), de 18h às 22h30.
Investimento
18 parcelas de:
R$ 300,00
Coordenação
Dra. Luzia Alves de Carvalho
Doutora em Ciências Políticas e Sociologia – UPSAM/Madrid; Mestre em Educação – PUC/RJ; Especialista em Psicopedagogia, Supervisão e Orientação Educacional; Formadora I nos Programas de Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feurstein – Hadassah-Wizo-Canada, Research Institute-Jerusalém/Israel.
Estrutura curricular
  • Introdução a Psicopedagogia
  • Teorias e práticas Psicopedagógicas
  • Introdução aos problemas de aprendizagem e fracasso escolar
  • Fundamentos da Neurociências aplicados à pedagogia
  • Neuroaprendizagem e atuação psicopedagógica: funções cognitivas, executivas e conativas
  • Fundamentos e avaliação do Transtorno do Espectro Autista (TEA)
  • Aspectos psicológico do processo educacional
  • Etiologia dos transtornos de aprendizagem e as síndromes
  • O cérebro da geração digital e aprendizagem
  • Avaliação psicopedagógica
  • Relações pessoais e ética profissional
  • Diretrizes para projetos
  • Orientação para projetos
  • Projeto aplicado